Respostas
Resposta:
Dioxina é um nome genérico usado para designar um grupo de substâncias químicas que são subproduto industrial de alguns processos, como a produção de cloro e certas técnicas de branqueamento de papel e produção de pesticidas. As dioxinas são consideradas poluentes orgânicos persistentes (POPs), pois se acumulam na cadeia alimentar e também no corpo humano.
Explicação:
A dioxina pode afetar o organismo humano, principalmente, de três maneiras:
- Má formação: A dioxina é uma substância teratógena (que causa má formação fetal), mutagênica (responsável por mutações genéticas, algumas das quais podem causar câncer) e suspeita-se que seja carcinogênica para humanos (podem causar câncer).
- Câncer : Segundo a ATSDR, a dioxina é comprovadamente causadora de câncer em animais. O mesmo efeito parece ocorrer com humanos. E o mais grave é que a dioxina age como carcinogênico completo, ou seja, não precisa de outros elementos químicos para atuar no organismo.
A dioxina altera receptores de estrogênio, pode ser tóxica para o crescimento e o desenvolvimento, pode causar danos no fígado, nos nervos e alterações indesejadas em glândulas. Problemas relacionados aos sistemas reprodutivo e imunológico, além de alterações no neurodesenvolvimento, também podem ocorrer devido às dioxinas. O composto também é suspeito de causar problemas respiratórios e câncer de próstata, além de dois tipos de diabetes.