A reprodução sexuada está relacionada com processos que envolvem troca e mistura de material genético entre indivíduos de uma mesma espécie. Os indivíduos que surgem por reprodução sexuada assemelham-se aos pais, mas não são idênticos a eles. O papel desse tipo de reprodução na evolução e diversidade das espécies é, dentre outros fatores:
a) garantir o aumento da variedade genética da espécie.
b) garantir a diminuição da variedade genética da espécie.
c) garantir a transmissão das mesmas características genéticas.
d) inibir a transmissão das características genéticas.
Respostas
A perpetuação das espécies se dá principalmente pelo processo de reprodução, por isso os tipos de reprodução e suas consequências são estudadas em diversas áreas da Biologia, como a Embriologia, Evolução e Genética. Portanto, faz-se necessário entender um pouco mais sobre.
Reprodução sexuada e assexuada
Sexuada
A reprodução sexuada envolve a troca de gametas e por isso é considerada como fundamental no processo evolutivo e no aumento da variabilidade genética.
Além disso, é válido ressaltar que os indivíduos formados possuem características herdadas de seus genitores (metade da fêmea e metade do macho), mas são seres geneticamente diferentes, pois, houve a fusão do material genético proveniente do gametas.
Assexuada
A reprodução assexuada é marcada por não haver envolvimento de gametas de diferentes sexos, sendo que o indivíduo formado é geneticamente idêntico ao seu ancestral.
Esse tipo de reprodução não gera variabilidade genética e os indivíduos são considerados "clones" entre si.
Conclusão
Conforme o que foi exposto, é possível afirmar que a alternativa "A" está correta, pois, a reprodução sexuada é responsável por garantir o aumento da variedade genética de uma espécie.
Aprofunde seu conhecimento:
Reprodução assexuada (partenogênese): https://brainly.com.br/tarefa/28578824
Reprodução assexuada em plantas: https://brainly.com.br/tarefa/28992614
Resposta:
a resposta é letra c
Explicação:
para garantir a transmissão das mesma características genéticas