• Matéria: História
  • Autor: danielsilveira17
  • Perguntado 6 anos atrás

[URGENTE] Pesquise sobre os seguintes aspectos da guerra civil Espanhola.
Tópico 1 - Antecedentes históricos da Guerra Civil Espanhola;
Tópico 2 - Divisão de grupos políticos antagônicos: Frente popular versus Falange;
Tópico 3 - Eleições e polarização política espanhola na década de 30;
Tópico 4 - Estopim para acirramento do conflito e seus desdobramentos: Militares versus. População Civil;
Tópico 5 - Interferências externas;
Tópico 6 - Manifestações públicas em relação ao conflito.

Respostas

respondido por: Mellih2003
168

ANTECEDENTES

• O derrube temporário dos bourbons absolutistas por Napoleão Bonaparte em março de 1808.

• A guerra da independência contra a ocupação francesa.

•A abertura das cortes de Cádis, em 1810.

•Proclamação da constituição liberal de 1812.

FRENTE POPULAR VS FALANGE

•Frente popular (Republicanos): Juntava os setores democráticos e de esquerda, como anarquistas e comunistas.

•Falange (Tradicional): Forças de direita, setores das forças armadas, liderado pelo general Franscisco Franco.

ELEIÇÕES E POLARIZAÇÃO POLÍTICA NA DÉCADA DE 30.

• Com a renúncia do ditador Primo de Rivera após uma onda de escândalos de corrupção, o rei Afonso XIII procurou restaurar o regime parlamentar e constitucional, as eleições aconteceram em dezembro de 1931, nas quais a esquerda saiu vitoriosa.

ESTOPIM: MILITARES VS POPULAÇÃO CIVIL

•Os motivos que causaram a guerra civil espanhola foi a tensão que existia entre os dois grupos Falange Española e os Aliados da Frente Popular que dividiam a sociedade espanhola, onde tínhamos o centralismo estatal que não aceita a independência de certas regiões e também a questão da liberdade e o autoritarismo.

INTERFERÊNCIAS EXTERNAS

• As forças populares e democráticas recebiam um pequeno apoio da União Soviética e das Brigadas Internacionais, que eram formadas por voluntários operários e intelectuais de outros países.

•Os militares tinham apoio militar da Itália fascista e da Alemanha nazista, que usou a Espanha como centro de experimentação de suas novas e potentes armas.

MANIFESTAÇÕES PÚBLICAS

• A partir de 1910, esse movimento de oposição das esquerdas comandou diversas manifestações trabalhistas e organizou vários comandos de greve. A situação chegou a um ponto insustentável e, com isso, o regime absolutista espanhol abdicou do poder para deixar a nação sobre o controle dos militares.

respondido por: vchinchilla22
38

Sobre a Guerra civil Espanhola, as respostas às questões são as seguintes:

  • Antecedentes históricos:

Em 1930, a Espanha era um oásis tradicionalista, governado pela "trindade": O exército, a Igreja Católica e os grandes proprietários rurais.

Além disso, a grave crise econômica de 1930 e a má gestão econômica na Espanha, tanto que se investiu mais nas forças militares do que no país.

Com isso, a ditadura de Primo de Rivera, foi derrubada e a monarquia também caiu. A tensão entre as duas vertentes ideológicas resultou em guerra civil quando grupos conservadores se mobilizaram para derrubar o segundo presidente eleito, Manuel Azaña Díaz.

  • Grupos políticos:

O frente popular para unir todos os setores democráticos e de esquerda, a qual lutou pelo apoio às reformas sociais e políticas.  Tiveram o apoio de sindicatos, partidos políticos de esquerda e defensores da democracia.

As forças de direita, articuladas em torno da Falange Espanhola Tradicionalista. Tinham uma tendência fascista e comandados pelo general Francisco Franco, visavam eliminar o crescente movimento comunista na Espanha.

  • Polarização política espanhola na década de 30:

Com a deposição da ditadura de Rivera, foram convocadas eleições em 1931, o que resultou no início da Segunda República e o fim da monarquia espanhola.

As eleições elegeram Niceto Alcála-Zamora como presidente, cargo que ocupou até 1936. Esse período da história espanhola foi marcado por forte polarização política.

Com essa polarização aopinião pública foi dividida em dois extremos opostos: A direita formada pela Falange Espanhola Tradicionalista e a esquerda pelo frente popular.

  • Conflito e seus desdobramentos:

Após a proclamação da República, os conflitos entre as forças de direita e de esquerda se intensificaram.  O clima político e social na Espanha na primeira metade da década de 1930 era tenso e repleto de conflitos entre esquerdistas e nacionalistas.  

O assassinato do deputado e líder da direita monárquica, José Calvo Sotelo, por milícias republicanas, provocou o início da guerra civil.

  • Interferências externas

A intervenção estrangeira na guerra civil espanhola foi desempenhado  pelos vários países que intervieram a favor de um dos lados oposto.

A Alemanha nazista, Itália fascista e Portugal corporativo a favor do lado rebelde; e a União Soviética e o México a favor do lado republicano.

E a política de "não intervenção" seguida pelo Reino Unido, França e Estados Unidos.

  • Manifestações públicas:

Dentre as manifestações públicas mais notórias foi a do regime absolutista espanhol, o qual desisteu do poder para deixar a Espanha baixo o controle dos militares.

Você pode ler mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/39263455

https://brainly.com.br/tarefa/25969548

https://brainly.com.br/tarefa/39814378

Anexos:
Perguntas similares