• Matéria: História
  • Autor: rayanemartinns29
  • Perguntado 6 anos atrás

De acordo com a divisão da história:qual é o programa curricular oficial no primeiro ano do ensino médio?​

Respostas

respondido por: julianamadara0
0

Explicação:

Michel Temer e pelo ministro da Educação Mendonça Filho, em setembro de 2016, ela tem gerado confusão. De lá para cá, surgiram muitas dúvidas sobre o que, de fato, ficou definido pelo texto e a partir de quando as mudanças vão começar.

Recebemos muitas perguntas na página do Facebook de NOVA ESCOLA. Abaixo, você encontra as respostas para as principais delas. Confira:

1) Quais disciplinas serão obrigatórias?

Apenas Matemática, Língua Portuguesa e Língua Inglesa serão obrigatórias para todos os alunos durante os três anos do Ensino Médio. No caso das comunidades indígenas, também fica garantido o ensino nas línguas maternas.

2) E Filosofia, Sociologia, Arte e Educação Física, não serão obrigatórias?

Serão, mas elas não necessariamente estarão contempladas como disciplinas na grade. O que fica definido é que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio, que ainda está sendo discutida e será responsável por 60% do currículo da etapa, incluirá obrigatoriamente conteúdos dessas quatro áreas nas aulas dos alunos dessa etapa. No entanto, esses conteúdos podem ser apenas temas transversais ou objeto de estudo dentro de outra disciplina específica. No caso de Educação Física, a prática será facultativa.

3) Por que as outras disciplinas não são obrigatórias, como Português, Matemática e Inglês?

A proposta da reforma do Ensino Médio é flexibilizar o currículo. Para isso, será preciso abrir espaço na grade curricular e rever as 13 disciplinas que atualmente a compõem. Assim, é necessário aguardar a homologação da BNCC para saber quais serão os conhecimentos considerados mínimos obrigatórios para todos os estudantes brasileiros da etapa e pensar em como organizá-los. Estabeleceu-se que 60% do currículo dos três anos do Ensino Médio será definido pela Base e os outros 40% serão flexíveis, de acordo com o contexto e necessidades locais. O fato de determinadas disciplinas não estarem descritas na reforma aprovada, como História, Biologia e Física, não significa que elas deixarão de existir.

Perguntas similares