Respostas
Resposta:
Os símbolos da República Francesa
Marianne
Embora a Constituição de 1958 tenha privilegiado a bandeira tricolor como emblema nacional, a Marianne é a personificação da República Francesa.
As primeiras representações de uma mulher com o barrete [ou gorro] frígio, (...)
lire la suite
A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão
Inspirada na declaração da independência americana de 1776 e no espírito filosófico do século XVII, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789 marca o fim do Antigo Regime e o início de uma nova era. (...)
lire la suite
A bandeira francesa
Emblema nacional da Vª República, a bandeira tricolor nasceu da reunião, durante a Revolucão Francesa, das cores do rei (branco) e da cidade de Paris (azul e vermelho). Hoje, a bandeira tricolor tremula no alto de todos (...)
lire la suite
Liberdade, Igualdade, Fraternidade
Herança do século das Luzes, o lema "Liberdade, Igualdade, Fraternidade" é invocado pela primeira vez durante a Revolução Francesa. Muitas vezes questionado, ele acaba se impondo na IIIª República. Ele está inscrito na (...)
lire la suite
A Marselhesa
Originalmente canto de guerra revolucionário e hino à liberdade, a Marselhesa impôs-se progressivamente como hino nacional. Hoje ela acompanha a maior parte das manifestações oficiais.
A história
Em 1792, após a (...)
lire la suite
O 14 de julho
Data revolucionária francesa que se tornou festa nacional, hoje o 14 de julho associa desfiles militares e festejos com bailes e fogos de artifício. A tomada da Bastilha, em 14 de julho de 1789, é comemorada na França (...)
lire la suite
Explicação:
Resposta: Os principais símbolos da República têm em comum a origem revolucionária. A divisa nacional; “liberdade, igualdade e fraternidade”; a festa nacional de 14 de julho, a Marselhesa, hino nacional, a bandeira tricolor, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789 e Marianne nasceram simbolicamente durante a Revolução Francesa, em ruptura com o Antigo Regime e os seus símbolos (flor-de-lis, bandeira branca e ouro, etc.). Quanto ao galo, é ao latim Gallus -que significa ao mesmo tempo galo e Gália – que devemos a sua associação à simbólica francesa.