• Matéria: Filosofia
  • Autor: ahhah21
  • Perguntado 6 anos atrás

Qual a relação entre Bioética e Filosofia e Eutanásia ??

Respostas

respondido por: amandakarine71
2

Resposta:

A prática de eutanásia é suportada pela teoria que defende o direito do doente incurável de pôr termo à vida quando sujeito a intoleráveis sofrimentos físicos ou psíquicos. 

Ativa: é ação realizada com o propósito de causar ou acelerar a morte. Essa ação pode incluir injeção letal ou overdose aplicada por um médico. Ocorre atendendo-se à vontade de quem se encontra nos últimos estágios da vida, e engloba o auxílio ao suicídio.

Passiva: é ação negada com o propósito de causar ou acelerar a morte. Inclui medidas como suspender ou retirar a alimentação, a hidratação ou a oxigenação do paciente. Desse modo, faz-se uma omissão e não uma ação.

Voluntária: aplica-se quando o doente se encontra em perfeitas condições mentais e ainda possui vontade própria para pedir conscientemente que lhe retirem a vida.

Involuntária: quando a morte é provocada contra a vontade do paciente.

O presente trabalho discute questões fundamentais acerca do fim da vida e da aproximação da morte. Como pano de fundo, apresenta uma reflexão bioética sobre temas complexos, tais como: qualidade de vida, dignidade no processo de morrer e autonomia nas escolhas em relação à própria vida nos seus momentos finais

O avanço da tecnologia médica favoreceu a cura de doenças e o prolongamento da vida, porém, levada ao exagero, pode fazer com que o sofrimento seja adicionado ao que se propõe ser um benefício, estimulando a discussão sobre questões relativas ao direito de decidir sobre o momento da morte, eutanásia, suicídio assistido e distanásia. A clarificação e a apresentação destes tópicos, sob vários ângulos, são os objetivos deste trabalho. Propõe-se, ainda, a criação de espaços para a discussão multidisciplinar das questões apresentadas.

espero ter ajudado e bons estudos

Perguntas similares