Respostas
Resposta:
Letra B)
Explicação passo-a-passo:
Olá Max, muito boa noite!
Vamos primeiro por eliminação somente analisando os termos que estão presentes na expressão: f(x)=-x²+3x+4. O sinal do termo de maior grau, no caso o x², é negativo, o que nos indica que a concavidade da função está para baixo - de cara podemos descartar a letra A e C por estarem com a concavidade voltadas para cima.
Por ser uma equação de segundo grau, isso significa que existem pelo menos dois valores que fazem a equação ser zerada, ou seja, fazem com que f(x)=y=0. São nesses valores que o gráfico cruzará o eixo x - e a forma de saber onde estão esses pontos é através da equação de Bhaskara. Poderíamos ir chutando os valores de cada alternativa, mas acho melhor resolvê-la:
-x²+3x+4=0
Termo a, que acompanha x² na equação: -1
Termo b, que acompanha x na equação: 3
Termo c, que acompanha x² na equação: +4
Substituindo na equação de Bhaskara:
Vamos descobrir os dois valores de x usando o sinal positivo e negativo da expressão:
Deste modo, por x'=-1 e x''=4 serem os valores que fazem a equação f(x) ser zerada, estes são os pontos em que o gráfico cruza o eixo x, e dessa maneira, a alternativa correta é a LETRA B.
Espero ter te ajudado! Ficou alguma dúvida?
Resposta:
B)
Explicação passo-a-passo:
Olá!!
Veja temos uma função do segundo grau do tipo:
Logo de início descartamos as alternativas A e C.
Veja a equação que representa sua função, tem o coeficiente angular (a) negativo, o que faz com que ela seja, uma parábola com a concavidade, voltada para baixo( n ).
O termo independente (C=4), Indica o ponto em que está parábola, interceptara o eixo Y. Neste quisito, as três alternativas restantes atendem.
Vamos encontrar o valor de X do vértice desta parábola.
A única anternativa que atende este quisito é a B.