Respostas
Resposta:
Para que um ritmo possa ser considerado endógeno é necessário que: a sua relação de fase como o ciclo natural relevante possa ser alterada por um ciclo artificial do mesmo facto, e que este ciclo ressincronizado persista autonomamente, por vários ciclos, sob condições constantes (isto é, na ausência dos ciclos natural e artificial) e que o período do ritmo autônomo seja, sob condições constantes, semelhante, mas não exatamente igual, ao ciclo natural. De facto, se o período for exatamente igual ao do ciclo natural não se pode excluir a possibilidade de que as condições não sejam absolutamente constantes para os organismos em causa, e que algum estímulo subtil, associado a ciclos ambientais naturais, não reconhecido pelo experimentador, seja percebido pelos organismos.
Ritmos endógenos são aqueles que, pelo menos por determinado período, independem de fatores externos para ocorrer. O ritmo endógeno é controlado por um oscilador central, que está relacionado a inúmeros processos fisiológicos, dentre eles o florescimento em espécies fotoperiódicas.
Ritmos endógenos
Para que um ritmo possa ser considerado endógeno é necessário que: a sua relação de fase como o ciclo natural relevante possa ser alterada por um ciclo artificial do mesmo factor, e que este ciclo ressincronizado persista autonomamente, por vários ciclos, sob condições constantes (isto é, na ausência dos ciclos natural e artificial) e que o período do ritmo autónomo seja, sob condições constantes, semelhante, mas não exactamente igual, ao ciclo natural. De facto, se o período for exactamente igual ao do ciclo natural não se pode excluir a possibilidade de que as condições não sejam absolutamente constantes para os organismos em causa, e que algum estímulo subtil, associado a ciclos ambientais naturais, não reconhecido pelo experimentador, seja percebido pelos organismos.
Desta última condição deriva o termo circa (= cerca de, aproximadamente), indicando que uma actividade rítmica que, no meio natural, se observa com período igual ao dos ciclos da maré, do dia ou semilunar, por exemplo, apresenta, sob condições constantes, um período circamareal, circadiano ou circasemilunar. Este é o caso das larvas do caranguejo-verde que, em condições constantes, apresentam um ritmo aproximadamente igual ao da maré (circamareal), nadando activamente para a superfície da coluna de água durante o período esperado da vazante e afundando passivamente para o fundo, aí permanecendo durante o período esperado da enchente.
A temperatura corpórea, a liberação do cortisol, as variações do ritmo cardíaco e da pressão arterial, são exemplos de ritmos circadianos. ... Nos fatores exógenos podemos citar a temperatura, o ambiente, o ciclo sono/vigília, a luminosidade, as estações do ano, tensão de oxigênio e ciclos de gravitação.
EXPLICAÇÃO:
Nos fatores exógenos podemos citar a temperatura, o ambiente, o ciclo sono/vigília, a luminosidade, as estações do ano, tensão de oxigênio e ciclos de gravitação. Nos fatores endógenos, o ritmo circadiano sofre influência direta de hormônios secretados
Ritmos endógenos são aqueles que, pelo menos por determinado período, independem de fatores externos para ocorrer. O ritmo endógeno é controlado por um oscilador central, que está relacionado a inúmeros processos fisiológicos, dentre eles o florescimento em espécies fotoperiódicas.
espero ter ajudado(a).☺️☺️