Quando pesquisamos por autores clássicos de diversas áreas do conhecimento, é recorrente nos depararmos com listagens que apontam nomes de homens, como Platão, Sócrates e Aristóteles na Filosofia ou Auguste Comte, Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber na Sociologia. Tal situação decorre, em grande medida, da maneira como construiu-se o contexto social em que caberia aos homens tanto os estudos quanto a fala pública, mas nem sempre somente eles ecoaram vozes e produziram teorias e modelos explicativos, como destacado na vídeoaula desse projeto de ensino. Diante do exposto e da indicação de leitura complementar sobre Mary Wollstonecraft (D’ÁNGELO, 2017), analise as afirmações a seguir:
I – Foi autora de registros históricos importantes no contexto da Revolução Francesa, tendo escritos comentários políticos em resposta a outros, de homens.
II – Foi contemporânea de outras autoras como Simone de Beauvoir, com quem dialogou sobre pensamentos contrários à opressão estrutural das mulheres.
III – Rompeu paradigmas da época ao escrever “Reivindicação dos direitos da mulher” como denúncia da exclusão das mulheres com relação a direitos básicos.
IV – Dentre outras ideias, argumentou acerca da importância do voto feminino e da paridade de bens no casamento e da tutoria dos filhos. Com relação a Mary Wollstonecraft, é correto o que se afirma apenas em: Alternativas
Alternativa 1: I e II.
Alternativa 2: I, III e IV.
Alternativa 3: II, III e IV.
Alternativa 4: III e IV.
Alternativa 5: II e IV.
Respostas
respondido por:
98
Resposta:
Alternativa 2 - I, III e IV
Explicação:
respondido por:
53
Resposta:
I, III e IV
Explicação:
Mais de um século antes de Simone de Beauvoir, Wollstonecraft já elaborava os primeiros pensamentos sobre a opressão estrutural das mulheres e suas raízes.
Como que elas dialogaram se nasceram 100 anos de diferença?. Fora isso, os outros dados estão corretos.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás