a) Qual é a origem e o significado da palavra etnocentrismo?
b) Quando dizemos que ocorre o etnocentrismo?
c) Para você, o que é preconceito?
d) Escreva dois exemplos onde ocorre etnocentrismo.
e) O que é relativismo cultural?
1) Qual a diferença entre etnocentrismo e relativismo cultural?
urgente pfv me ajudem urgente pfv me ajudem
Respostas
a. O termo é formado pela justaposição da palavra de origem grega "ethnos" que significa "nação, tribo ou pessoas que vivem juntas" e centrismo que indica o centro.
b. Ele acontece quando ocorre um choque cultural entre pessoas, onde um sente dificuldade em enxergar a diferença que existe no outro.
c. O preconceito é um juízo de valor criado sem razão objetiva e que se manifesta por meio da intolerância.
Preconceito é um pré-julgamento - literalmente, "pré-conceito" - uma concepção que já existe sem que haja fundamentação científica para tal opinião.
Em outras palavras, o preconceito é criado a partir de crenças e superstições que, por vezes, sustentam o ódio ou repúdio a determinado grupo.
d. A colonização das Américas iniciou-se sustentada sobre um viés etnocêntrico. Aliás, qualquer movimento que se pretenda colonizador em um local habitado por outros seres humanos é etnocêntrico.
Outro exemplo de etnocentrismo que ainda existe em nosso tempo é a visão de que o continente africano é atrasado, devastado por mazelas e pela fome. Se ainda há fome, miséria e doenças na África subsaariana, isso é consequência da exploração europeia que, além de tomar os recursos naturais daquele continente, estabeleceu uma divisão de Estados nacionais que forçou tribos rivais a conviverem juntas, ocasionando guerras civis sangrentas e intermináveis.
e. Relativismo cultural é uma perspectiva da antropologia que vê diferentes culturas de forma livre de etnocentrismo, o que quer dizer sem julgar o outro a partir de sua própria visão e experiência
1. Etnocentrismo - em linhas gerais, o Etnocentrismo é um termo utilizado para caracterizar uma cultura que se mostra mais importantes do que as outras. ... O Relativismo Cultural prega a ideia de que o indivíduo é livre para escolher a cultura que ele melhor se adéque, ou seja, mostra que há uma relatividade cultural.