• Matéria: Física
  • Autor: jprochatroya
  • Perguntado 6 anos atrás

cite exemplos de objetos irregulares e objetos irregulares que voce possui na sua casa.

Respostas

respondido por: marcosrobertoferrer
2

Resposta:

olha, eu te dou uma dica:

objetos irregulares: os seus lados não tem uma medida correta

objetos regulares: os seus lados tem uma medida correta (exemplo um quadrado )

Explicação:

espero ter ajudado e olha pela sua casa se vc achar algo, vc pode usar para responder essa pergunta

respondido por: gabrielggameplay92
1

A unidade da densidade no Sistema Internacional é kg/m3, mas nos cálculos cotidianos também se usam as seguintes unidades: g/cm3, g/mL e g/L.

Assim, no cálculo da densidade da água, por exemplo, basta colocá-la em uma proveta e medir seu volume. Depois pesamos essa proveta com a água e diminuímos pela massa da proveta, descobrindo a massa da água. Em seguida, basta dividi-la pelo volume por ela ocupado.

No caso dos sólidos regulares, como um cubo, medir a massa também é fácil, pois basta colocá-lo em uma balança. Já o volume obedece a fórmulas matemáticas específicas que só precisam ser calculadas. Por exemplo, no caso de um cubo, basta multiplicar sua altura pelo seu comprimento e largura para descobrir seu volume. Depois, substituímos na fórmula da densidade.

No entanto, quando se trata de sólidos irregulares (que não possuem uma forma geométrica definida), não existem fórmulas matemáticas para calcular o seu volume. Então, surge a questão: como calcular a densidade de sólidos irregulares?

O matemático grego Arquimedes viu-se diante desse questionamento no século III a.C. Conta a história que o rei mandou que ele descobrisse se sua coroa era realmente feita de ouro. Arquimedes sabia que bastava simplesmente comparar a densidade da coroea com a densidade do ouro, pois a densidade é uma propriedade intensiva, ou seja, não depende da quantidade da amostra. A densidade de um cubo de gelo, por exemplo, é exatamente igual à de um iceberg. Mas o problema era determinar o volume e, consequentemente, a densidade da coroa, já que ela não tinha um formato regular.

Certo dia, quando entrou em uma banheira para tomar banho, Arquimedes percebeu que o nível da água aumentava. Nesse momento ele teve uma brilhante ideia e ficou tão entusiasmado que saiu correndo pelado pelas ruas e gritando a famosa palavra: Eureka!

exemplo: Panelas, garafas etc.

Perguntas similares