10- "Este último capítulo é todo de negativas. Não alcancei a celebridade do emplasto, não fui ministro, não fui califa, não conheci o casamento. Verdade é que, ao lado dessas faltas, coube-me a boa fortuna de não comprar o pão com o suor do meu rosto. Mais; não padeci a morte de Dona Plácida, nem a semidemência do Quincas Borba. Somadas umas coisas e outras, qualquer pessoa imaginará que não houve míngua nem sobra, e conseguintemente que sai quite com a vida. E imaginará mal; porque ao chegar a este outro lado do mistério, achei-me com um pequeno saldo, que é a derradeira negativa deste capítulo de negativas: - Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria."
Explique esse trecho final da obra
Respostas
Resposta:
Explicação:
ele que dizer que que el optou por nao viver a vida como a maioria das pessoas fazer.e que ao chegar ao fim da vida ele percebebeu que tudo que viceu foi um holocausto sobre o ser humano,e que ele fez a escolha certa para ele ao nao deixar descendentes para sofrer ou dar continua a vida e destruiçao da raça humana ao qual ele aparendeu a odiar ou ter sentimento de incompreensao ao qual ele conheceu e viveu a miseria humana.
Resposta:
Ele racionaliza a experiência vivida, o que evidencia o grande paradoxo da obra, já que se trata de um “defunto-autor”.
Explicação:
O capítulo em destaque coloca, em poucas palavras, toda a vida do narrador-personagem em questão. A posição difere do resto da obra, que possui um tom de crítica, porém mais associada à rememoração do defunto-autor do que a um julgamento mais racional, como no fragmento apresentado.