• Matéria: Filosofia
  • Autor: been12
  • Perguntado 6 anos atrás

Os povos da Antiguidade Classica foram
responsáveis por um legado que permanece vivo
nas sociedades contemporáneas, em especial nas
ocidentais. Sobre esse legado é correto afirmar
que
a) a medicina praticada, tanto pelos gregos
quanto pelos romanos, realizou progressos
extraordinários, graças a eles foi possível
conhecer a circulação do sangue e as infecções
dos olhos e dentes.
b) a filosofia e a ciência praticada pelos
gregos constituem-se a base do pensamento
científico e filosófico das sociedades ocidentais.
c) a religião monoteista, praticada por
gregos e romanos, foi a base para o surgimento
do Cristianismo, que, ainda hoje, congrega a
maior comunidade de fiéis do Planeta.
d) o sistema de numeração empregado
atualmente é uma contribuição direta dos
gregos e romanos, especialmente o​

Respostas

respondido por: AnthonioJorge
14

É correto afirmar que a filosofia e a ciência praticada pelos  gregos constituem-se a base do pensamento  científico e filosófico das sociedades ocidentais. Logo, a alternativa B está correta.

A filosofia, em sua origem grega, é o exercício que busca o conhecimento. É neste sentido que tanto os filósofos pré-socráticos quanto Sócrates, Platão e Aristóteles podem ser considerados pais do pensamento científico, ainda que haja grandes diferenças entre a ciência moderna e a ciência antiga.

A história da ciência possui um peso distinto da história da filosofia. Logo, tanto a ciência quanto a filosofia devem ser vistas com diferentes pesos. Por definição, o saber científico consiste na investigação de um recorte da realidade, observado por um método que virá a confirmar uma hipótese inicial sobre o funcionamento deste recorte.

Da neurologia à cetologia, a ciência busca estas confirmações para elaborar o conhecimento mais universal possível, ainda que sempre dividido em infinitas áreas do conhecimento. Deste modo, falar em concepção científica de mundo é uma contradição em termos.

O saber filosófico, por sua vez, é sempre um saber aproximativo. Quando alcança alguma verdade, dificilmente conseguirá comunicá-la e, certamente, não conseguirá retê-la - do mesmo modo como não se mostra um pensamento, conforme mostra o texto.

A preocupação da filosofia é individual, não universal: é relacionar a própria consciência com a ordenação do conhecimento e vice-versa.  Deste modo, a história da filosofia, ainda que conclua determinadas questões, sempre deverá ser consultada pelo filósofo do presente para investigar o status questionis do problema enfrentado.

Assim, um saber pode e deve conversar com o outro, mas a redução de ambos ao cargo de único saber válido é uma distorção da realidade.

Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/30412730

Anexos:
respondido por: jehbada79outlookcom
4

Resposta: Alternativa B

Perguntas similares