Explique quais sentidos podemos ter na primeira estrofe da música cálice - chico buarque
Pai, afasta de Mim esse Cálice
Pai, afasta de Mim esse Cálice
Pai, afasta de Mim esse Cálice
De vinho tinto de sangue
Respostas
A tarefa traz a temática da música "Cálice" do cantor e compositor da Música Popular Brasileira, Chico Buarque.
A composição da música "Cálice" deu-se no período da Ditadura Militar, um período que segundo os historiadores, jornalistas e pessoas que vivenciaram, comentam o período de terror, principalmente a dificuldade de expressão. Não existia a livre expressão, não era permitido criticar o governo e quem o fizesse seria punido, preso, muitos precisaram ficar fora da pátria (exílio).
Essa música era uma maneira encontrada por Chico Buarque,para protestar contra a ditadura. Eram utilizados muitos recursos para expressar os anseios de liberdade dos artistas e da população em geral, porém as figuras de linguagem,paródias, serviam para camuflar os protestos.
- Vamos analisar a primeira estrofe da música e responder sua questão:
"Resposta":
- O primeiro verso faz referência ao trecho da Bíblia, quando Jesus usa expressão "Pai, se queres, afasta de mim esse cálice", porém, Chico Buarque parodiou(alterou) para criticar a ditadura que era vivida no Brasil.
- O autor fez uma metáfora da palavra cálice(taça), usando-a como calar(cale-se): "Pai, afasta de mim esse cálice", quer dizer afasta de mim, essa situação na qual eu tenha que calar-me. E continua com a expressão "de vinho tinto de sangue", referindo-se ao sangue, e ao vinho através de metáfora, novamente, para denunciar que o vinho era tinto de sangue.
- Na verdade, era um apelo em forma de protesto: Pedindo a Deus que fosse possível ter liberdade de expressão, que a repressão, a tortura machucavam e sujavam de sangue as pessoas,para que ficassem caladas.
Espero ter ajudado!
Leia mais em:
- diferença entre intervenção e ditadura militar: https://brainly.com.br/tarefa/16359556
- Chico Buarque e a ditadura militar:
https://brainly.com.br/tarefa/17219433