O sistema linfático é composto pelos vasos linfáticos e pela linfa. A movimentação da linfa ocorre graças a contração da musculatura lisa dos vasos linfáticos e dos músculos esqueléticos. Suas principais funções são drenar os líquidos intersticiais e defesa corporal. Além disso, dois órgãos estão intimamente relacionados com a atividade linfática. Quais são esses órgãos e suas principais funções?
Respostas
Resposta: O baço, os linfonodos (nódulos linfáticos), as tonsilas palatinas (amígdalas), a tonsila faríngea (adenoides) e o timo (tecido conjuntivo reticular linfoide rico em linfócitos) são órgãos do sistema linfático. Alguns autores consideram a medula óssea pertencente ao sistema sistema linfático por produzirem os linfócitos. Estes órgãos contém uma armação que suporta a circulação dos linfócitos A e B e outras células imunológicas tais como os macrófagos e células dendríticas.
Explicação:
linfa: Os vasos linfáticos têm a função de drenar o excesso de líquido que sai do sangue e banha as células. Esse excesso de líquido que circula nos vasos linfáticos e é devolvido ao sangue chama-se linfa.
Circulação Linfática- A circulação linfática é responsável pela absorção de detritos e macromoléculas que as células produzem durante seu metabolismo, ou que não conseguem ser captadas pelo sistema sanguíneo.
Baço: De maneira geral, as funções do baço como parte do sistema imunológico referem-se ao seu funcionamento como um filtro e um reservatório de sangue. Nos seres humanos, ele aparece como reservatório de grandes quantidades das células do sistema imunológico conhecidas como monócitos e de outras células sanguíneas.
linfonodos (gânglios linfáticos)- são pequenas estruturas que funcionam como filtros para substâncias nocivas. Eles contêm células do sistema imunológico que ajudam a combater infecções atacando e destruindo germes que são transportados pelo líquido linfático.
tonsila- A tonsila palatina encontra-se na parede lateral da parte oral da faringe, entre os dois arcos palatinos. Produzem linfócitos.
timo- Essa função do timo garante o correto funcionamento do sistema imunológico. Quando existem poucos linfócitos T no organismo aumentam as chances de se adquirir doenças. O timo também é responsável pela produção do hormônio timosina, que estimula a maturação dos linfócitos T.
tonsilas faringeas -Adenoides (tonsilas faríngeas) ... Fazem parte do sistema imunológico, assim como as amídalas (tonsilas palatinas), e produzem anticorpos. Também conhecidas como carne esponjosa, ajudam na defesa do organismo contra a invasão de agentes estranhos.