A conquista do meio ambiente terrestre deve-se, em grande parte, a adaptações que os seres vivos sofreram em sua epiderme. Relacione as diferentes adaptações encontradas nos vertebrados e sua importância adaptativa (penas, escamas, pelos, cascos, etc).
Respostas
Resposta:
1. Pele impermeável
Ao contrário de animais aquáticos como peixes e anfíbios, os répteis desenvolveram uma pele impermeável, seca, sem glândulas, revestida por escamas epidérmicas (nas cobras e lagartos), por placas córneas (nos crocodilos e jacarés) ou ainda por placas ósseas (nas tartarugas), formando uma carapaça que protege o animal. A impermeabilização da pele ocorreu graças à intensa produção de uma molécula protéica chamada de queratina, (forma as penas das aves e os pelos dos mamíferos). Essa adaptação permitiu aos primeiros vertebrados terrestres evitar a perda de água pela pele, possibilitando a vida nos habitats mais inóspitos, inclusive nos desertos.

A pele deve ser trocada para permitir o crescimento das serpentes
2. Pulmões parenquimatosos
A pele impermeável e a quantidade extra de queratina, impediram que acontecessem trocas gasosas através da epiderme. Para compensar, os répteis foram os primeiros a desenvolver pulmões parenquimatosos com maior superfície relativa interna, o que fez desses pulmões os mais eficientes para a respiração aérea. A entrada e a saída do ar também se tornaram mais eficientes, graças ao auxílio de músculos presentes nas costelas.

São necessários bons pulmões para realizar atividades mais intensas
3. Ovo aminiota
Se reproduzir longe da água foi um grande desafio, mas os répteis conseguiram resolver essa questão com fecundação interna e o ovo amniota: esse tipo de ovo possui anexos embrionários, cório, âmnio, alantoide e saco vitelínico, além de uma casca grossa que impede o dessecamento do embrião. No entanto, a casca é porosa, permitindo as trocas gasosas entre o embrião e o meio externo.
As aves e mesmo os mamíferos monotremados ainda apresentam esse tipo de ovo em sua reprodução.

4. Excretas nitrogenados menos solúveis em água
O metabolismo de proteínas produz as excretas nitrogenadas, e os ancestrais aquáticos eliminavam amônia, um composto muito sólido e muito solúvel em água. A vida na terra exigiu um tipo de excreta que em sua eliminação houvesse a mínima perda de água possível. Nos répteis e nas aves o produto da excreção nitrogenada é o ácido úrico, eliminado pela cloaca, juntamente com as fezes, na forma de uma pasta semi-sólida. No embrião esse excreta insolúvel em água pode ser armazenado dentro do ovo até o momento do nascimento. Os mamíferos eliminam uréia.
passo do animais tebrados para a conquista do ambiente terrestre.