• Matéria: Português
  • Autor: Sarahcaroline186
  • Perguntado 6 anos atrás

1-Leia duas notícias sobre o mesmo fato.
Texto 1

''Projeto de lei quer permitir que alunos usem celular dentro da sala de aula nas escolas estaduais de Goiás''

Em tramitação na Assembleia Legislativa, proposta prevê que aparelhos sejam usados para fins educativos; professores defendem iniciativa, mas afirmam que categoria tem que se capacitar. Por Murillo Velasco, G1 GO- 11/05/2018-06h00 Um projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) quer permitir o uso do celular dentro das salas de aula nas escolas estaduais. A ideia é que os equipamentos sejam usados exclusivamente para fins educativos. A iniciativa é bem vista por professores. No entanto, eles observem que, para que a prática dê certo, a categoria precisa se capacitar. Atualmente, o uso de celulares é proibido dentro das escolas estaduais de Goiás. Em nota ao G1, a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce) informou que cumpre a Lei Nº 16.993, de 10 de maio de 2010, que proíbe o uso do equipamento na sala de aula. Já o Ministério da Educação (MEC) diz que “a educação básica é de gestão dos estados e dos municípios” e que “não cabe ao MEC interferir neles sob pena de passar por cima da autonomia garantia pela Constituição e pelo Pacto Federativo”.

Texto 2

''Projeto de lei permite e incentiva uso de celular nas salas de aulas em Goiás''

10/04/2018 12h17 Por Marcelo Gouveia Edição 2230

Matéria de autoria do deputado Jean Carlo tramita na Assembleia Legislativa

Projeto de lei de autoria do deputado estadual Jean Carlo (PSDB) prevê revogar a lei 16.993/2010, que proíbe o uso de telefone celular na sala de aula das escolas da rede pública estadual de ensino. Para Jean, a proibição é arcaica, pois o smartphone pode servir de ferramenta para auxiliar os estudos, “sendo possível a utilização de aplicativos de educação”. Segundo justificativa apresentada no projeto, Jean defende que o uso do celular nas salas de aula permite o acesso à informação. “É útil na realização de pesquisas e trabalhos a serem realizados pelos alunos”. A Proposição 1121/2018 está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), em análise pelo relator deputado Simeyson Silveira. Para o parlamentar, a revogação da lei que proíbe o uso do smartphone vai fortalecer a autoridade do professor, pois ele poderá delimitar a utilização do aparelho. “O professor poderá disciplinar como será o uso do telefone celular dentro da sala. Assim, a cada atividade, ou momento, será possível delimitar o uso do aparelho. Dessa maneira, somente nos casos em que haja o uso indevido é que o celular poderá ser proibido, sempre pelo professor, conforme a sua autonomia dentro da sala de aula”, explica. Depois de passar e ser aprovado pelas comissões da Alego, o projeto precisa passar por duas votações em plenário, ser aprovado novamente, para ser levado à sanção do governador.

a)compare os primeiros parágrafos das duas notícias e explique o enfoque dado por esses veículos de comunicação.Quais são as diferenças entre eles?

b)Se você recebesse essas notícias por mensagem de aplicativo ou em redes sociais,como verificaria se as notícias são verdadeiras?

c)Acesse algum site de checagem de fatos e pesquise se as notícias são verdadeiras ou falsas.

me ajudem pf tenho que fazer hojeeee !!!!!

Respostas

respondido por: williansilvafranca
24

A) O uso do celular em sal de aula,a primeira ideia uso exclusivo para fins educativos (não é proibido), o segundo é proibido o uso de celular na sala de aula

B) Entraria em contato com um site oficial de notícias, e pediria informações á respeito dessa notícia.

Espero ter ajudado !!!!!!!!


williansilvafranca: Tenho sim mais eu uso o da minha mãe pra usar o app
Sarahcaroline186: assim
Sarahcaroline186: tb?
williansilvafranca: Pse kk
williansilvafranca: Sim e vc?
Sarahcaroline186: bem tambem
Sarahcaroline186: ❤️
Sarahcaroline186: pse oq kk
williansilvafranca: Kk q bom❤️
williansilvafranca: Kk sla tbm
Perguntas similares