Faça um breve texto
explicando a vida urbana e o comércio nesses reinos:
-Gana
-Mali
-Áxum
-Congo
-Egito
Respostas
Resposta:
O Reino de Gana:
Essa civilização foi fundada e desenvolvida pelo povo soninke no ano 300 e se manteve até o ano 1200. Gana tinha cultura, organização, poder e riqueza muito respeitados. O comércio do sal e do Ouro era sua principal fonte de renda.
O rei de Gana tinha um domínio poderoso sobre seu território, e por isso conseguia cobrar impostos de todos os comerciantes qye cruzavam seus domínios. Com essa riqueza, podia sustentar a burocracia do Estado e um exército.
O que enfraqueceu Gana foram repetidos ataques dos povos muçulmanos a África, leste a oeste. Coincide com esse período uma longa seca, que reproduziu a produção de alimentos. Com muitos ataques e poucos recursos, o povo de gana começou a migrar e o reino desintegrou.
O império de Mali:
Já sob influência dos mulçumanos, aliado a eles, região da antiga Gana foi erguido o Império Mali. A fonte de suas riquezas era a mesma: o comércio de ouro e sal. Agora, também de marfim.
O Mali se desenvolveu cem anos depois da queda de Gana, em 1300, e teve seu apogeu entre 1307 a 1332, quando foi governado pela grande Mansa Musa.
Reino de Axum:
A história da Etiópia tem sua origem neste Reino. Para fazer uam comparação que facilite a compreensão: Axum e como Roma, que já foi um grande império de dominou toda a Europa, e hoje é uma das cidades de um país, a Itália. O Reino de Axum já estendeu seus domínios por todo o leste da África, indo além do Mar Vermelho e hoje e uma cidade ao norte da Etiópia.
O Reino do Congo:
Num período bem próximo ao do Império Mali, o Reino do Congo foi fundado por Ntinu Wene no século XIV, em 1390. Apesar de os europeus chamarem seus líderes de reis, a nomenclatura correta é *manicongo*.
Espero ter ajudado!