. Sobre o emprego adequado de mau e mal, estão corretas, exceto: *
a) Mal pode apresentar três diferentes valores gramaticais: pode ser substantivo, advérbio e também adjunto adnominal de acordo com a análise morfológica da língua.
b) Mal e mau são exemplos de palavras homônimas, ou seja, palavras que apresentam a mesma pronúncia, mas significados divergentes.
c) Mau é classificado como adjetivo, antônimo de bom. Essa palavra é utilizada pelos falantes para fazer referência a algo que não seja de boa qualidade, a alguém que faz maldades e a diversas outras acepções que tenham como intuito qualificar.
d) Mal pode apresentar três valores gramaticais: pode ser advérbio, substantivo ou ainda uma conjunção indicativa de tempo.
Respostas
Resposta:
C
Explicação:
A letra "C" encontra-se de acordo com a norma gramatical, pois mau, com "u" é adjetivo que significa "bom" e mal, com "l" é advérbio que significa "bem" e como todo advérbio ele acompanha um adjetivo, verbo ou outro advérbio modificando-o.
Ex: O menino mau encontra-se mal da saúde.
Bons estudos!!!
Sobre o emprego de "mau" e "mal", a alternativa correta é a letra C) Mau é classificado como adjetivo, antônimo de bom. Essa palavra é utilizada pelos falantes para fazer referência a algo que não seja de boa qualidade, a alguém que faz maldades e a diversas outras acepções que tenham como intuito qualificar.
Mau x Mal
A diferença entre os termos "mau" e "mal" não está somente na gramática, mas também no significado. Enquanto "mau" é antônimo de "bom", "mal" é antônimo de "bem". O primeiro se classifica como adjetivo, uma vez que ele emprega valor ao substantivo que p acompanha, enquanto que o segundo se classifica como advérbio.
Quando utilizamos o termo "mau", estamos querendo impor valor a algum substantivo, indicando que determinada coisa não é de boa qualidade, ou dando a entender que determinado alguém é maldoso.
Veja mais sobre "mal" e "mau":
https://brainly.com.br/tarefa/30593587
#SPJ3