• Matéria: História
  • Autor: carlagarsantaa
  • Perguntado 6 anos atrás

(UFPB) No fnal do século XVIII, dois movimentos sociais, a Inconfdência Mineira (1789) e a Inconfdência Baiana (1798), tiveram como motivação romper com o domínio colonial português. Sobre essas rebeliões, afrma-se:
I. As duas Inconfidências tinham como objetivo criar uma república e abolir a escravidão. A Inconfidência Mineira foi um movimento de elite, e a Baiana, mais popular, contava com a participação de pessoas de origem humilde, como alfaiates, soldados e escravos.
II. A Inconfidência Mineira tinha um caráter mais econômico, prevalecendo em seus projetos medidas mais anticoloniais do que sociais. Já a Inconfidência Baiana, além de anticolonial, foi mais voltada para reformas sociais, pois defendia uma sociedade em que os menos favorecidos tivessem melhores condições de vida.
III. A repressão imposta pela metrópole portuguesa atingiu principalmente os mais humildes. Entre os mineiros, o único condenado foi Tiradentes. Entre os baianos, foram condenados dois soldados, um aprendiz de alfaiate e um alfaiate. Para os condenados, foi aplicada a pena máxima: enforcamento e esquartejamento.
Está(ão) correta(s):

A

apenas I e II.

 

B

apenas I e III.

 

C

apenas II e III.

 

D

apenas III.

 

E
todas

Respostas

respondido por: ProjetoPolímata
30

A Inconfidência Mineira (1789) e a Conjuração Baiana (1798) são dois movimentos importantes para entender a revolta da sociedade brasileira no final do período colonial contra os desmandos da coroa portuguesa no Brasil, porém apesar de possuírem semelhanças, também é possível destacar diferenças significativas nos seus planos de ação e na composição social dos revoltosos.

  • Vamos analisar as afirmativas:

I. FALSA - As duas Inconfidências eram republicanas, mas somente a baiana era abolicionista. A mineira era composta majoritariamente pela elite de Vila Rica (atual Ouro Preto), que em sua maioria era dona de escravos.

II. CORRETA - O principal motivo de revolta para os mineiros era a alta cobrança de impostos determinados pela coroa, em especial a derrama (20% da produção de ouro), o que os liga aos motivos econômicos. Já a baiana é por vezes conhecida como a primeira revolta popular do Brasil, justamente pelo seu caráter de luta pela justiça social, o que ainda era uma ideia embrionária, muito revolucionária para a época.

III. CORRETA - A repressão da coroa portuguesa atingiu de forma implacável algumas figuras mais pobres que estavam envolvidas com as duas revoltas. Na mineira ficou a figura de Tiradentes, um alferes, figura de baixa patente na hierarquia militar do período. Na baiana também só foram condenados pessoas pobres.

  • Portanto, estão corretas:

C  - apenas II e III.

Continue estudando em:

  • Qual a diferença da Conjuração Mineira e Conjuração Baiana?

https://brainly.com.br/tarefa/11567503

Bons estudos!

Anexos:

Anônimo: Cara esperto da prr ksksks
Perguntas similares