Respostas
Resposta:
Variáveis
Basicamente, uma variável é um tipo de dado armazenado em computador. Chama-se variável pois o valor contido nesse espaço de memória do computador varia com o tempo, não é um valor fixo. Como bem sabemos, nosso computador utiliza memória RAM para armazenar dados temporários e essa memória é utilizada também pelos nossos programas.
Quando declaramos uma variável em um programa, estamos na verdade definindo e reservando um espaço na memória para armazenar o valor que aquela variável conterá em determinado tempo de execução do programa.
Muito difícil??? Vamos exemplificar então pra facilitar. Suponha que você precise fazer um programa que solicite ao usuário dois números inteiros, some esses dois números e apresente o resultado da soma para o usuário.
Para resolver esse problema teremos de DECLARAR duas variáveis do TIPO inteiras. Vamos supor que essas duas variáveis se chamem X e Y. Além disso, você precisará de uma terceira variável para armazenar o resultado da soma. Vamos chamar então essa variável de SOMA. Sendo assim, teremos o seguinte algoritmo passo a passo:
algoritmo soma;
inicio
//DECLARAÇÃO DE VARIÁVEIS
inteiro x;
inteiro y;
inteiro soma;
// ESCREVA UMA MENSAGEM NA TELA
escreva ( “por favor, digite o valor do número x”) ;
// LE VALORES DO TECLADO DIGITADOS PELO USUÁRIO E ARMAZENA NA VARIÁVEL
leia (x);
escreva ( “por favor, digite o valor do número y”) ;
leia (y);
// REALIZA UMA OPERAÇÃO DE SOMA
soma <-- x + y;
escreva (“ o resultado da soma x + y é:”, soma);
fim
Não se preocupe com alguns detalhes desse algoritmo, voltaremos nele mais pra frente. O que é importante no momento é entender como funcionam as variáveis. Veja, o programa solicita ao usuário para digitar os valores de X e Y.
Nesse instante é impresso na tela a mensagem que está dentro do parênteses do comando ESCREVA e, em seguida, o usuário digita um valor usando o teclado. No momento em que o usuário digita o valor desejado, esse valor DECIMAL é “passado” para a variável X, por meio do comando LEIA. Lembre-se, a variável X é um espaço de memória reservado, com o tamanho de bits para o tipo de dado INTEIRO. O mesmo acontece com a variável Y.
Esses valores ficarão armazenados nas variáveis enquanto nenhum outro valor for digitado para eles, ou enquanto o programa estiver em execução. Isso significa que depois que o programa terminar de executar, esses valores deixarão de existir, assim como as variáveis, e o espaço de memória que estava reservado será também liberado.
Então, quando alguém digita algo no teclado, isso pode ser obtido por um comando da linguagem de programação, armazenado em uma variável específica, e depois manipulado no resto do programa. A cada vez que você executar esse programa, essas variáveis terão valores diferentes, por isso são variáveis, são valores que mudam com o tempo.
Importante
Você não deve digitar um valor para armazenar em uma variável que não seja do tipo solicitado. Se o usuário digitar uma letra ou palavra ao invés de um número, em nosso exemplo, o programa retornará um erro pra você, provavelmente, ele travará, ou fechará sozinho.
Isso é um erro que deve ser previsto pelo programador, pois existe a possibilidade sim do usuário digitar coisas erradas no teclado. É por este motivo que muitas linguagens de programação oferecem bibliotecas, e recursos, para o tratamento de erros.
Dessa forma, você consegue obrigar o usuário a digitar o que de fato é solicitado. Se por um acaso o usuário digitar uma letra ao invés de um número inteiro, no caso do nosso exemplo, ao invés de travar ou finalizar, o programa retornará para o usuário que ele deve digitar um número inteiro, e então solicitará novamente para ele.
Isso se repetirá até que o usuário digite corretamente a informação que está sendo solicitada no programa. Lembro que isso deve ser programado por você! Você é quem deve prever e tratar esse tipo de erro em seu programa. Fique atento.