Respostas
O pensamento socialista baseia-se na igualdade entre as classes. Existem duas principais correntes, o socialismo utópico e o socialismo científico.
No socialismo utópico, ocorreria uma conscientização da classe burguesa. Como a classe burguesa é dono do meio de produção, ela que é responsável pela má destruição e pela exploração da classe operária, que no sistema capitalista, é submissa a ela.
Já no socialismo científico, ocorreria uma revolução, na qual a classe operária entraria no poder. Isso seria uma fase de transição, uma vez que o resultado final é alcançar o Comunismo, sistema econômico totalmente igual e sem Estado ( o Estado é visto como um fruto da diferença de classes, e uma vez que essa diferente não existe, não há necessidade dele exister).
Mas apesar dessas diferenças na forma da alcançar o socialismo, todos visam os mesmos objetivos: igualdade entre classe e fim da propriedade privada.
Todos os países socialista seguem ou seguiram o modelo científico, pois o utópico, como já dito no nome, é completamente inaplicável, pois, segundo Marx - o principal teórico socialista - é impossível conscientizar a burguesia.
Resposta: Nada é realmente seu, hipoteticamente... Se você conquista algo em meio ao socialismo, os demais tem tanto o privilégio quanto o direito de tira-los de você.
Assim como se você tiver proletariados, segundo Markx, eles tem o direito de se quiserem, remover de você a força o que você conseguiu por mérito, e ainda tem o benefício de serem defendidos pelos atos assim como Karl Marx defendia o proletariado... Mas ( desvirtuando do ponto) em sua história teve um filho não assumido com a própria empregada, defendida como proletariado, mais tarde este filho não assumido foi o único deles q permaneceu vivo em sua época...
Explicação: Em resumo, um pensamento falho de que todas as camadas sociais dividiriam das mesmas coisas, o que hipoteticamente seria muito belo, como os partidos de esquerda pregam( PT, PSdoB, PSOL, MSTS...), mas já foi mostrado como uma ideia errónea... Um nada teu tudo nosso por assim dizer, como bem fez o governo Lula para pagar depois o famoso Triplex...