identifique: localização da mesopotâmia; os povos que formaram a mesopotâmia; a importância histórica da mesopotâmia e sua relação com a escrita; como era composta a sociedade na mesopotâmia; o que foi o código de Hamurabi; como era a forma de governo na mesopotâmia; como era a religião na mesopotâmia.
Respostas
Resposta:
Mesopotâmia foi o nome da região localizada entre os rios Tigre e Eufrates, no Oriente Médio, principalmente onde hoje se concentra o Iraque. Essa região é considerada um dos berços da civilização, uma vez que as primeiras cidades do mundo surgiram lá. A palavra “Mesopotâmia” teve origem no idioma grego e significa “terra entre rios”, fazendo menção exatamente aos dois rios que banhavam seu território.
Povos da Mesopotâmia
A Mesopotâmia abrigou diversos povos da antiguidade, atraídos pela fertilidade do solo que era garantida pelos ciclos de cheias dos rios Tigre e Eufrates. Entre os inúmeros povos que habitaram a região, destacam-se os sumérios, os amoritas, os assírios e os caldeus. Outros povos que tiveram relevância na história mesopotâmica foram os acádios e os elamitas.
olá! espero poder ajudar :)
Resposta:
a própria palavra "mesopotâmia" já é relacionada a sua localização: significa "terra entre rios" (mesos: meio, potamos: água, rio). ela se localizava nos atuais territórios do irã, iraque, síria, turquia e kuwait, em áreas proximas aos rios tigre e eufrates.
os povos que formaram a mesopotâmia, em ordem de chegada, foram: sumérios, acádios, assírios, amoritas (babilônicos) e caldeus.
a mesopotâmia tem uma imensa importância, contribuindo, como por exemplo, o estabelecimento da semana de 7 dias, o dia de 24 horas, estudos de astronomia e astrologia e com a escrita. a escrita desenvolvida na mesopotâmia é, até hoje, o mais antigo registro de escrita no mundo e teria sido desenvolvida pelos sumérios, primeiros habitantes da da região.
a sociedade, em características gerais, era bem "engessada", ou seja, uma pessoa que nasce em uma classe dificilmente mudaria, a não ser que fosse para uma mais baixa. a única oportunidade de subir de classe social seria se tornando um escriba, cargo de importante valor. a sociedade era composta por reis, sacerdotes, escribas, artesãos, camponeses e escravos (no geral).
o código de hamurábi é o texto jurídico mais completo da antiguidade de que se tem conhecimento, foi fundamental para disciplinar a vida econômica e social em um contexto de ampliação de posses e de integração de novas populações no governo de hamurábi e nele predominava o princípio de talião, o famoso "olho por olho, dente por dente" (mas não era exatamente assim né!?)
a forma de governo na mesopotâmia era basicamente o poder ao rei. como o rei/imperador era considerado um representante - (lembrando que, diferente do egito, que o governante era considerado um deus, na mesopotâmia eles eram considerados representantes dos deuses e não deuses em si) - eles tinham uma certa submissão do povo (religião é muito usada em diversos pontos da história para obter obediência e submissão).
como foi possível perceber, a política e a religião andavam juntas nesse período, mas, em características gerais, temos: politeísmo, rei/imperador como representante dos deuses e um caráter utilitarista
se puder marcar minha resposta ficarei muito grata ;D