Respostas
Explicação:
Maias. A civilização maia habitou a região das florestas tropicais das atuais Guatemala, Honduras e Península de Yucatán (sul do atual México). Os povos maias constituem um conjunto diverso de povos nativos americanos do sul do México e da América Central setentrional.
Espero que te ajudado
Resposta:
Explicação: Os maias formaram uma das grandes sociedades que habitavam a América pré-colombiana.
Viviam na região que corresponde a atual Península de Iucatã, no México, como também Belize e partes da Guatemala e Honduras na América Central.
Organização Política dos Maias
Os maias não chegaram a construir um império unificado, como os astecas e os incas.
Organizavam-se politicamente em cidades-estados que, juntamente com as aldeias, formavam unidades políticas independentes, cada qual com um grau de desenvolvimento próprio.
Em cada estado a autoridade e o poder eram exercidos em nome de um deus.
O chefe de governo das cidades era assessorado por um conselho e auxiliado por um conjunto de funcionários públicos responsáveis pela manutenção da ordem pública, como os chefes das aldeias, os chefes militares entre outros.
Economia Maia
A economia da civilização maia era basicamente agrícola. Cultivavam o milho, produto considerado sagrado, o algodão, o cacau e o agave.
Completavam suas atividades econômicas com a caça, a pesca e o artesanato. O modo de produção era coletivo, o solo não era propriedade privada, teoricamente o Estado era o proprietário de todas as terras.
Enquanto membro da aldeia, todo camponês tinha o direito de usá-las e delas tirar o sustento, com obrigação de pagar o imposto coletivo, cobrado pelo Estado.
O Estado apropriava-se também da força de trabalho dos camponeses, obrigando-os a trabalhar gratuitamente na construção de palácios, templos e grandes obras de irrigação e represas.
Sociedade e Cultura dos Maias
A grandiosidade da sociedade maia foi construída com o trabalho de uma população controlada e disciplinada. A organização social era rígida. Existiam três camadas sociais.
A camada mais alta era a da família real, dos ocupantes dos principais postos do governo e dos comerciantes.
Na segunda camada estavam os servidores do Estado, como os cobradores de impostos, os responsáveis pela defesa e os dirigentes das cerimônias.
Na última camada estavam os trabalhadores braçais e os agricultores.