30 PONTOS Determine a massa, em gramas, de 6,02 x 1023 moléculas de água (massa molar do H2O = 18 g/mol; Constante de Avogadro = 6,02 x 1023). ME AJUDE PFV
Respostas
Explicação:
É um termo muito importante na química, uma vez que na indústria, por exemplo, não se trabalha com poucas moléculas e sim com grandes quantidades de substâncias.
Quando se usa o termo mol está se referindo a um amontoado de partículas que correspondem à 6,02 x 1023. Desse modo, se falarmos em 1 mol de moléculas de nitrogênio, teremos 6,02 x 1023 moléculas de nitrogênio.
Esse valor é referente à Constante de Avogadro, princípio segundo o qual: "volumes iguais de dois gases quaisquer nas mesmas condições de pressão e temperatura contêm o mesmo número de mols de moléculas de gás."
Portanto, 1 Mol de uma substância corresponde à massa molar de uma substância e contêm 6,02 x 1023 moléculas dessa substância.
Massa Molar
Para calcular a massa molar de uma substância é preciso conhecer primeiro sua massa molecular, que é relativa ao peso molecular de uma substância, ou seja, à soma das massas atômicas dos átomos que a compõem.
A massa molecular é expressa em unidade de massa atômica. É calculada através das massas atômicas dos átomos, encontradas na tabela periódica.