A Revolução Industrial assinala a mais radical transformação da vida humana já registrada em documentos. Durante um breve período ela coincidiu com a História de um único país, a Grã-Bretanha. Assim, toda uma economia mundial foi edificada com base na Grã-Bretanha, ou antes, em torno desse país. [...] Houve um momento na história do mundo em que a Grã-Bretanha podia ser descrita como sua única oficina mecânica, seu único importador e exportador em grande escala, seu único transportador, seu único país imperialista e quase que seu único investidor estrangeiro; e, por esse motivo, sua única potência naval e o único país que possuía uma verdadeira política mundial." Agora responda: a) Apresente DUAS razões que contribuíram para que a Grã-Bretanha tenha experimentado a “solidão do pioneiro” naquele processo. b) Identifique DUAS mudanças ocorridas na sociedade inglesa no decorrer do século XIX que permitam exemplificar a afirmativa do autor de que “a Revolução Industrial assinala a mais radical transformação da vida humana já registrada em documentos”.
Respostas
Resposta:
O controle demográfico possibilitando o Estado a criar condições favoráveis para preparar o trabalhador.
Explicação:
GABARITO ESTACIO
A respeito da Revolução Industrial e sobre o pioneirismo da Grã-Bretanha podemos afirmar que:
- a) As duas principais razões para o pioneirismo inglês foram o cercamento de terras e acúmulo de riquezas.
- b) Aumento da saída do campo para a cidade e aumento da exploração da mão de obra.
Análise das questões sobre Revolução Industrial
a) Cercamentos de Terras e Acúmulos de Riquezas
A política do cercamento de terras foi uma estratégia do governo inglês para promover o acúmulo de riquezas em matérias-primas. Essa política consistia na expulsão dos camponeses de suas terras para a produção em massa de riquezas como a lã e o algodão.
Tais riquezas foram essenciais para a superprodução de itens manufaturados que aumentou ainda mais com as máquinas de tear mecânicas movidas a vapor que impulsionou a primeira Revolução Industrial.
O acúmulo de riquezas também era garantido por atividades secundárias que objetivavam o lucro privado como o comércio marítimo, fazendo uso do tráfico negreiro e da política do corso (saque de mercadorias navais autorizada pela coroa inglesa).
b) Êxodo Rural e Aumento da Exploração da Mão de Trabalho
Com a expulsão dos camponeses de suas terras, o destino dessas pessoas vai ser a cidade, onde vão ocupar o trabalho nas fábricas que estavam começando a ter um grande crescimento.
Devido ao grande número de mão de obra, ficou mais fácil para os donos de fábricas explorarem essa abundância diminuindo os salários dos trabalhadores para obterem mais lucro.
Pode-se dizer que o proletariado foi a classe social que pagou o preço pelo enorme sucesso da Revolução Industrial, com baixíssimos salários e enormes cargas de trabalho.
Saiba mais sobre "Revolução Industrial" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/42267666
#SPJ2