• Matéria: Português
  • Autor: kawaipeludo
  • Perguntado 6 anos atrás

1. O núcleo temático do soneto citado é típico da segunda geração romântica, porém configura um lirismo que o projeta para além desse momento específico. O fundamento desse lirismo é: *
1 ponto
a) a angústia alimentada pela constatação da irreversibilidade da morte.
b) a melancolia que frustra a possibilidade de reação diante da perda.
c) o descontrole das emoções provocado pela autopiedade.
d) o desejo de morrer como alívio para a desilusão amorosa.
e) o gosto pela escuridão como solução para o sofrimento.
2. Sobre o Ultrarromantismo ou Segunda geração do Romantismo, é incorreto afirmar: *
1 ponto
a) Entre as principais influências literárias do grupo de jovens poetas dessa fase do romantismo, estão o inglês Lord Byron, o italiano Giacomo Leopardi e os franceses Alphonse de Lamartine e Alfred de Musset.
b) Uma de suas principais características é o espírito do mal do século, uma onda de pessimismo doentio que se traduzia no apego a certos valores decadentes, como a bebida e o vício, na atração pela noite e pela morte.
c) Entre as principais características do Ultrarromantismo estão o nacionalismo, o indianismo, o regionalismo, a pesquisa histórica, folclórica e linguística, além da crítica aos problemas nacionais.
d) Seus principais representantes foram os poetas Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Fagundes Varela e Junqueira Freire. A publicação do livro Poesias, de Álvares de Azevedo, foi considerada o marco desse movimento literário.
e) Também conhecido como segunda geração do romantismo, o Ultrarromantismo apresenta características como egocentrismo exacerbado, pessimismo, satanismo e atração pela morte.​

Respostas

respondido por: makmorales
167

1-Letra B:  certamente o núcleo temático do soneto citado é típico da conhecida segunda geração romântica, conhecida por sua imensa carga melancólica e dramática, de modo que esse lirismo nos leva a uma reflexão sobre as perdas, declínios, tragédias e tudo aquilo que poderia mas não se concretiza, o que de bom poderia ter sido, mas por fim, não foi.

Acerca do contexto geral e também brasileiro do Romantismo, temos como características do mesmo o grande subjetivismo, individualismo, a grande idealização, sentimentalismo exagerado, dramaticidade acentuada, egocentrismo, interação da natureza junto ao eu-lírico, a contemplação do grotesco e sublime, medievalismo e o byronismo.

2-Letra C: já sobre o Ultrarromantismo ou Segunda geração do Romantismo, é incorreto afirmar que entre suas principais características estão o nacionalismo, o indianismo, o regionalismo, a pesquisa histórica, folclórica e linguística, além da crítica aos problemas nacionais.

respondido por: torres320
43

1. O núcleo temático do soneto citado é típico da segunda geração romântica, porém configura um lirismo que o projeta para além desse momento específico. O fundamento desse lirismo é a melancolia que frustra a possibilidade de reação diante da perda. O item B, portanto, é o correto.

O que fundamenta o lirismo do texto Soneto, de Álvares de Azevedo,  é um sentimento de melancolia. Essa sensação que impede qualquer possibilidade de reação do eu lírico diante da sua perda. Isso é confirmado pelos versos: “Do leito embalde no macio encosto/ Tento o sono reter!... já esmorece/ O corpo exausto que o repouso esquece.../Eis o estado em que a mágoa me tem posto!”.

Assim como é comum na segunda geração da poesia do Romantismo, o texto Soneto, de Álvares de Azevedo, reforça a temática do ultrarromantismo.

Link: https://brainly.com.br/tarefa/8058992

2. Sobre o Ultrarromantismo ou Segunda geração do Romantismo, é incorreto afirmar que entre as suas principais características estão o nacionalismo, o indianismo, o regionalismo, a pesquisa histórica, folclórica e linguística, além da crítica aos problemas nacionais. Assim, a opção que deveria ser marcada é alternativa C.

O erro da questão é apontar características da primeira fase e da da terceira como se fossem da segunda geração. As duas primeiras temáticas propostas (o nacionalismo e o indianismo) estavam muito presentes na primeira geração da poesia Romântica.  Essa geração também era chamada de geração nacionalista e indianista.

Já a crítica aos problemas sociais era comum à terceira geração da poesia romântica. Essa fase, também chamada de condoreira, fazia tal crítica, principalmente no que se relaciona à escravidão.

Link: https://brainly.com.br/tarefa/13993614

ESPERO TER TE AJUDADO!

Anexos:
Perguntas similares