3 — Leia com atenção o texto abaixo:
O Auto da Compadecida Ariano Suassuna/Adaptação: Renata Kamla Chicó e João Grilo estão na frente da igreja de padre João, querem convencê-lo a benzer o cachorro de sua patroa, a mulher do padeiro. CHICÓ Padre João! JOÃO GRILO Padre João! Padre João! PADRE (aparecendo na frente da igreja) Que há? Que gritaria é essa? CHICÓ Mandaram avisar para o senhor não sair, porque vem uma pessoa aqui trazer um cachorro para o senhor benzer. PADRE Para eu benzer? CHICÓ Sim PADRE (Com desprezo) Um cachorro? CHICÓ Sim PADRE Que maluquice! Que besteira! JOÃO GRILO Cansei de dizer a ele que o senhor não benzia. PADRE Não benzo de jeito nenhum. CHICÓ Mas padre, não vejo nada de mal em se benzer o bicho. JOÃO GRILO No dia em que chegou o motor novo do major Antônio Morais o senhor não benzeu? PADRE Motor é diferente, é uma coisa que todo mundo benze. Cachorro é que eu nunca ouvi falar. CHICÓ Eu acho cachorro uma coisa muito melhor do que motor. PADRE É, mas quem vai ficar engraçado sou eu, benzendo o cachorro. Benzer motor é fácil, todo mundo faz isso, mas benzer cachorro? JOÃO GRILO É, Chicó, o padre tem razão. Quem vai ficar engraçado é ele e uma coisa é benzer o motor do major Antônio Morais e outra benzer o cachorro do major Antônio Morais. PADRE Como? JOÃO GRILO Eu disse que uma coisa era o motor e outra o cachorro do major Antônio Morais. PADRE E o dono do cachorro de quem vocês estão falando é Antônio Morais? JOÃO GRILO É. Eu não queria vir, com medo de que o senhor se zangasse. PADRE (desfazendo-se em risos) Zangar nada, João! Falei por falar, mas também vocês não tinham dito de quem era o cachorro! JOÃO GRILO Quer dizer que benze, não é? PADRE Não vejo mal nenhum em se abençoar as criaturas de Deus. JOÃO GRILO Então fica tudo na paz do Senhor, com cachorro benzido e todo mundo fica satisfeito. PADRE Digam ao major que venha. Eu estou esperando. (Entra na igreja).
4 — Quantos personagens participam desse diálogo que você acabou de ler?
5 — De qual personagem você mais gostou? Justifique sua resposta.
6 — Observe cada fala e responda:
a) Na frase Que gritaria é essa? Por que você acha que foi colocado esse ponto? Qual seria o tom de voz do padre neste momento?
b) PADRE (Com desprezo) Um cachorro? Na frase acima, qual orientação foi colocada entre parênteses? Para que foi utilizada essa orientação? Como você imagina que seja a expressão facial do personagem nesse momento? Por quê?
c) CHICÓ Mas padre, não vejo nada de mal em se benzer o bicho. Por que foi usado o ponto final? Qual seria a intenção de Chicó nesse momento?
Respostas
Resposta:4:5 personagens
5:João grilo ,pela insistência p benzer o cachorro
6a:Pq elel fez uma pergunta.de indignação pela gritaria do rapaz
6b com desprezo,para o leitor saber q o padre tava com desprezo.triste ,pois desprezo vem da palavra desrezado
6c:pois chico estava afirmando .fazer o padre mudar de ideia
Explicação:espero ter ajudado
4.Os três personagens que participam do diálogo sob análise - que trata da morte do cachorro da mulher do padeiro e a possibilidade dele ser benzido, são os seguintes: João Grilo, Chicó e o Padre João.
5. O personagem mais interessante desse trecho do Auto da Compadecida - obra de Ariano Suassuna - sob análise é o personagem de João Grilo, com toda sua inteligência e audácia, consegue conquistar todo o público leitor dessa belíssima obra.
João Grilo tem uma capacidade de convencimento grandiosa, sua inteligência chama a atenção pois mesmo em meio a pobreza e a falta de recursos e educação, João é dono de uma expertise sem precedentes, ganhando a benção do padre ao cachorro apenas pelo fato do dono ser alguém rico e poderoso.
O Padre João demonstra-se ser uma pessoa interesseira pois até saber quem era o dono do animal achava um absurdo benzê-lo. Por fim, Chicó faz as vezes do engraçado sem muita inteligência, pois acaba sendo um personagem super inocente, cheio de graça e que muitas vezes não acompanha o raciocínio de seu amigo e companheiro João Grilo.
6. a) Na seguinte frase: "Que gritaria é essa?" dita pelo Padre João, o ponto de interrogação foi colocado para demonstrar uma inquietação do padre com aquele barulho e gritaria, o tom de sua fala era de inquietude e impaciência.
b) A orientação "Com desprezo" na sala do Padre fora utilizada com o intuito de desdenhar daquela possibilidade de se benzer um cachorro. O padre deve ter franzido a testa e ter rido ironicamente naquele momento, uma vez que achava um absurdo tal cenário de reza, por se tratar de um animal.
c) Por fim, a utilização do ponto final e a intenção de Chicó em: "Mas padre, não vejo nada de mal em se benzer o bicho." Era a de afirmar a sua ideia com um sentido completo sem dúvida e nem hesitação, para ele de fato não havia problema algum em se benzer um animal.
Aprenda mais em:
brainly.com.br/tarefa/6268562