A desnaturação de uma proteína é qualquer modificação na sua conformação sem o rompimento das ligações peptídicas envolvidas. Os efeitos da desnaturação são diversos, entre os quais se podem citar os abaixo relacionados, EXCETO: Escolha uma:
Respostas
Resposta:
Fatores que podem levar a desnaturação proteica são:
Altas temperaturas
Existem bactérias termofílicas e arqueobactérias, que produzem proteínas altamente resistentes a elevadas temperaturas. Mas de forma geral, proteínas não suportam uma grande variação de temperatura no meio em que estão ativas. Cada uma delas suporta um limite de calor específico, que quando ultrapassado sofrerá mudanças em sua estrutura.
PH
PHs extremos podem alterar a carga, levando ao rompimento das ligações de hidrogênio e consequentemente à mudança estrutural da proteína. Cada proteína trabalha em um PH específico. Exemplo: a pepsina é uma proteína que têm função de enzima. Sua atividade é ótima em PH 2, no estômago, catalisando a reação de hidrólise das moléculas de proteínas ingeridas na alimentação. Ou seja, neste mesmo PH uma proteína está em atividade, enquanto outras sofrem desnaturação e hidrólise no estômago.