Respostas
Resposta:
O Iluminismo era contrário à tirania, contrário ao dogmatismo e defendia uma perspectiva humanista, colocando as questões e os problemas humanos (e não mais a teologia) no centro das discussões sociais.
Por ser contra a tirania os iluministas defendiam o fim das Monarquias Absolutistas e defendiam a proclamação de Repúblicas, com a divisão dos poderes políticos e a criação de instituições que protegessem os cidadãos.
Eram contrários ao dogmatismo religioso que fazia com que a natureza devesse ser "estudada" sempre "à luz" dos textos religiosos, prejudicando a ciência.
· Eles valorizavam a razão acima de tudo, julgavam o mais importante instrumento para conseguirem alcançar o conhecimento.
· Eram totalmente contra o absolutismo e suas características ultrapassadas. Criticavam, além dele, o mercantilismo, os privilégios da nobreza e do clero, e a Igreja Católica e seus métodos (a crença em Deus não era criticada).
· As ideias iluministas eram liberais e logo conquistaram a população, intimidando alguns reis absolutistas que, com medo de perderem o governo, passaram a aceitar algumas ideias do movimento. Esses eram chamados Déspotas Esclarecidos (tentavam conciliar o iluminismo com o absolutismo).
· Defendia a liberdade na política, na economia e na escolha religiosa. Também queriam a igualdade de todos perante a lei.
· Estimulavam o questionamento, a investigação e a experiência como forma de conhecimento da natureza, sociedade, política, economia e o ser humano.
Se eu te ajudei deixa como melhor resposta, please. Bons estudos tchuuuu.