Respostas
Resposta:
Uma luta de boxe consiste em um número variável de rounds (geralmente de nove a doze), cada um com três minutos, separados por intervalos de um minuto.
A luta é supervisionada por um árbitro dentro do ringue que controla a conduta dos lutadores e preza pelas suas seguranças. O árbitro é responsável por separar os lutadores, fazer a contagem regressiva quando um deles é derrubado, interferir nos casos de falta, etc.
Em cada intervalo os lutadores se dirigem a um canto do ringue (corner) e podem descansar e receber instruções da sua equipe.
Se um dos lutadores for derrubado o outro deve se dirigir a um canto neutro do ringue (corner em que não está sua equipe ou a equipe do oponente. Se ao final da contagem regressiva o lutador derrubado não levantar, o árbitro declarará nocaute (knockout) e a luta termina imediatamente.
Durante toda a luta, três juízes do lado de fora do ringue decidem a pontuação dos rounds através da combinação de quatro critérios:
Agressividade efetiva: os lutadores precisam ser agressivos de forma efetiva. O vencedor do round será o lutador que de fato acertar mais golpes (e não apenas desferir) e evitar golpes do oponente.
Dominância no ringue: o vencedor do round será o lutador que controla a ação e impõe sua vontade e estilo.
Defesa: os juízes levam em consideração e efetividade com que os lutadores se esquivam, aparam e defendem golpes.
Golpes fortes e limpos: golpes fortes e acertados de forma limpa valem mais do que golpes fracos ou conectados parcialmente. Esse critério deve ser analisado em conjunto com a quantidade de golpes acertados.