Respostas
Resposta:
A erosão do solo é um processo em que partículas são transportadas da matriz do solo para outro local por meio da ação de algum agente, normalmente o vento ou a água.
O principal tipo de erosão do solo é a hídrica, já que a eólica é rara em áreas agrícolas.
A primeira fase da ocorrência da erosão do solo é a desagregação proporcionada pelo impacto da gota de água da chuva, processo que é intensificado em solos sem cobertura vegetal.
Posteriormente, se a quantidade e intensidade da chuva superarem a velocidade de infiltração de água no solo, ocorre o escoamento superficial.
O escoamento superficial de água na lavoura é responsável pelo transporte de grandes quantidades de partículas de solo em suspensão.
É importante lembrarmos que a erosão do solo é um processo natural e ocorre mesmo em áreas planas e com cobertura vegetal.
A própria formação do solo e das paisagens que conhecemos hoje em dia, foram e estão sendo oriundos de uma série de fatores de formação que incluem a erosão do solo.
Entretanto, as atividades antrópicas desenvolvidas por nós têm o potencial de acelerar os processos erosivos até níveis preocupantes, podendo tornar as áreas impróprias para cultivo.
Nesse caso, nossa preocupação é sobre a aceleração e descontrole causados pela agricultura, pois as perdas de solo em áreas agrícolas podem chegar a número alarmantes.
CONSEQUÊNCIAS: incluem o revolvimento do solo, ausência de cobertura vegetal e até mesmo o plantio no mesmo sentido do declive.
Explicação:
basicamente e quando chove e o impacto da chuva causa erosões