Respostas
Resposta:
Para os Maori a tatuagem era um rito de passagem altamente reverenciado, e até hoje eles fazem isso pra não perder a essência. A tatuagem geralmente começa a ser feita na adolescência dos habitantes do povo da tribo. O incrível da arte Maori de raiz é que nenhum desenho até hoje é igual ao outro, todos eles são diferente e únicos. Por isso que as tatuagens Maori como nós a conhecemos hoje em dia com desenhos como tartarugas e etc, NÃO TEM SIGNIFICADO NENHUM! Os desenhos da tribo Maori são feitos com um estilo muito intrincado e detalhado, mostrando não só a habilidade do tatuador quanto a cultura do seu povo.
O tatuador da tribo Maori é conhecido como TOHUNGA TA MOKO que significa “especialista em Moko”. Esses tatuadores são altamente respeitados e são considerados TAPU, que significa “inviolável” ou “sagrados”, os tatuadores da tribo geralmente são homens, mas algumas poucas mulheres já dominam a técnica.
Como a arte Maori se tornou popular?
A arte da tatuagem Maori veio para a Nova Zelândia trazida pelos povos da Polinésia em 1769, pelo capitão James Cook. A palavra TATTOO é uma adaptação que o capitão Cook fez da palavra TATAU usada na polinésia, que seria uma onomatopeia do som que o bambu faz enquanto se está tatuando: TA TA TA TA TA. Mais tarde exploradores europeus ficaram fascinados com a cultura e tradições do povo maori. Naquela época o povo da tribo tinha por hábito pegar as cabeças tatuadas de inimigos mortos em guerra, e colocavam em caixas bem ornamentadas como se fossem troféus como um símbolo de poder, conquista e proteção.
Explicação:
espero que ajude