Vou-me Embora pra Pasárgada. (Manuel Bandeira) Trata sobre o quê?
Respostas
Resposta:
“Vou-me embora pra Pasárgada” é o título de um poema escrito por Manuel Bandeira, poeta brasileiro, e publicado no livro “Libertinagem”, em 1930.
O poema possui características modernistas, ressaltando a ideia do poeta de uma fuga para um lugar melhor, como forma de escapar da sua realidade.
Ele foi escrito e construído com redondilhas, que remete a ideia de um escapismo muito comum em poemas arcadistas e românticos, que buscavam sempre uma forma de aliviar a dor do amor não correspondido ou uma inspiração em lugares distantes e campestres
Resposta:
Os versos giram em torno de um sujeito que pretende encontrar um refúgio em Pasárgada, uma espécie de paraíso perdido, para escapar da sua realidade.
A cidade de Pasárgada de fato existiu, tendo sido a capital do Primeiro Império Persa. Quando tinha 16 anos, Bandeira ouviu pela primeira vez um relato sobre a cidade e imaginou que ela poderia ser a representação de um lugar maravilhoso. O poeta guardou a imagem durante anos na sua memória até criar o famoso poema onde faz referência a ela.
No poema Vou-me embora pra Pasárgada a fuga é no sentido da aventura, da independência, rumo à diversão sem limites e sem consequências.
Pasárgada se tornou um símbolo da liberdade, do lugar onde se pode fazer tudo aquilo que se quer na vida real.
Explicação:
: )