Nosso trabalho será sobre XADREZ. Vocês pesquisarão a história do xadrez e suas regras. O trabalho terá peso 10. Lembrem que para o trabalho ficar bem organizado, o mesmo deve ter: *Capa; *Introdução; *Desenvolvimento do trabalho; *Conclusão; *Bibliografia. POR FAVOR ME AJUDE È URGENTE ESTOU DANDO 76 PONTOS PARA QUEM RESPONDER RAPIDO NO MINIMO 3 FOLHAS RAPIDO POR FAVOR
Respostas
Resposta:
A história do xadrez tem origem controversa, mas é possível afirmar que o jogo foi inventado na Ásia. Atualmente, a versão amplamente difundida é a de que teria surgido na Índia com o nome de Chaturanga e dali se espalhou para a China, Rússia, Pérsia e Europa, onde se estabeleceram as regras atuais. Pesquisas recentes indicam uma possível origem na China do século III a.C., na região entre o Uzbequistão e a Pérsia antiga (atual Irã).
Um dos primeiros registros literários sobre o xadrez é o poema persa Karnamak escrito no século VI, e, a partir desta época, sua evolução é melhor documentada e amplamente aceita no meio acadêmico. Após a conquista da Pérsia pelos árabes, estes assimilaram o jogo e o difundiram no ocidente levando-o ao norte da África e Europa e até as atuais Espanha e Itália por volta do século X, de onde se expandiu para o resto do continente chegando até a região da Escandinávia e Islândia. No oriente, o xadrez se expandiu a partir da sua versão chinesa, o Xiangqi, para a Coreia e Japão no século X.
Por volta do século XV o jogo estava amplamente difundido pela Europa e, dentre as variantes existentes do jogo, a europeia foi a que mais se destacou devido à rapidez proporcionada pela inclusão da Dama e do Bispo. Apesar de já existir literatura anterior sobre o xadrez na época, foi neste período que começaram a surgir as primeiras análises de aberturas em virtude das novas possibilidades do jogo.
As partidas começaram a ser registradas com maior frequência e mais estudos da teoria do xadrez foram publicados. No século XVIII foram fundados os primeiros clubes para a prática do xadrez e federações esportivas na Europa e, em decorrência do grande número de pequenos torneios acontecendo por todo o continente, em 1851 foi realizado o primeiro torneio internacional em Londres. A popularidade das competições internacionais levou à criação do título de campeão mundial, vencido por Wilhelm Steinitz em 1886, e, em 1924, foi fundada a Federação Internacional de Xadrez (FIDE), em Paris, que organizou a primeira Olimpíada de Xadrez e o mundial feminino, vencido por Vera Menchik.
Com o avanço da computação a partir da década de 1950, começam a surgir os primeiros programas que jogam xadrez, que acompanharam a evolução do processamento de informação e introduziram o jogo na era moderna com competições on-line e acesso facilitado às análises das partidas.
As Peças
Cada oponente dispõe de 8 peões, 2 torres, 2 cavalos, 2 bispos, o Rei e a Dama (ou Rainha).
Rei
O Rei pode movimentar-se apenas uma casa em qualquer direção. Com exceção do roque, quando ele se movimenta duas casas em direção a uma das torres, e a torre cola no Rei. Não é permitido que os dois reis fiquem colados um no outro. Tem que haver pelo menos uma casa de distancia entre os dois reis.
O Rei é a única peça que não pode ser capturada. Quando ele esta sendo atacado, ele fica em xeque, e é forçado a sair da situação do xeque. Existe 3 alternativas ele sair do xeque.
1 - Mover-se para uma casa que não esteja sendo atacada por nenhuma outra peça.
2 - Capturar a peça que esta colocando-o em xeque.
3 - Colocar uma peça cobrindo o ataque da peça que esta colocando-o em xeque.
obs¹: Quando o xeque está sendo aplicado pelo cavalo, essa terceira opção não funciona, já que o cavalo tem a capacidade de pular outras peças.
obs²: Quando o Rei não pode se livrar do xeque, ele esta em Xeque-Mate, e então seu oponente ganhou o jogo. Já que o objetivo do jogo é justamente esse: aplicar o Xeque-Mate.
Dama
A Dama pode fazer o mesmo movimento do Rei, com apenas uma diferença. Pode se mover em todas as direções, quantas casas quiser. Podemos dizer, também, que ela faz o movimento da Torre e do Bispo junto, ou seja, movimenta-se nas horizontais, verticais (movimentos das torres) e nas diagonais (movimento dos bispos).
Torres
As Torres movimentam-se nas verticais e horizontais.Bispos
Os Bispos movimentam-se pelas diagonais. Os bispos da casa branca, pelas diagonais da casa branca, e os bispos da casa preta, pelas diagonais da casa preta.
Cavalos
Os Cavalos movimentam-se uma casa numa direção e outra casa na diagonal, em forma de L. Ou duas casas para um lado e uma pro outro, como podem preferir. É a única peça que pode pular outra peça. Seu xeque não pode ser coberto. As únicas maneiras de se sair do xeque do cavalo é capturando-o ou movendo o Rei.
Peões
Os Peões movem-se uma casa para frente, e capturam movendo-se uma casa na diagonal. Na jogada inicial de cada peão ele pode mover-se uma ou duas casas.
- Tomada En Passant: Quando um peão esta na quinta casa e o peão adversário avança duas casas, o peão da quinta casa pode captura-lo, passando para a casa vazia (casa de passagem) do segundo peão, movendo-se uma casa na diagonal. Esse movimento só pode ser executado no lance seguinte ao movimento.
- Promoção: Quando um peão alcança a oitava casa, ele é promovido por qualquer outra peça de maior valor (Dama, Cavalo, Bispo ou Torre), exceto o Rei. É possível ter mais de uma Dama.
Roque Roque Grande - O Rei move-se duas casas em direção à Torre do lado da Dama, e a Torre junta-se ao Rei.
Roque Pequeno - O Rei move-se duas casas em direção à Torre do seu lado, e a Torre junta-se ao Rei.
Obs¹: O Rei não pode ter se movido durante a partida, e não pode estar em xeque.
Obs²: Não pode haver nenhuma peça entre o Rei e a Torre, que não pode ter sido movida até o momento do Roque.
Obs³: Não pode haver nenhuma casa sendo atacada entre o Rei e a Torre.Xeque
Quando o Rei esta sendo atacado, dizemos que ele esta em Xeque. O Rei é a única peça que não pode ser capturada. Portanto quando ele esta em Xeque, é obrigado a sair dessa posição de ataque. Movendo-se, capturando a peça que esta atacando, ou interceptando o ataque, colocando uma peça na frente.
Xeque-Mate
Quando o Rei esta impossibilitado de sair do Xeque, então esta em Xeque-Mate. E então a partida esta encerrada, com a vitória do jogador adversário.
Empate
Existem algumas situações em que nenhum dos oponentes vence, e a partida fica empatada.
- Quando o Rei esta "afogado", ou seja, é a vez dele de jogar, mas não pode movimentar nenhuma de suas peças, principalmente o Rei, porque esse, para qualquer casa que for se mover, fica em posição de Xeque.
- Quando sobram apenas os 2 Reis no tabuleiro.
- Depois que se sucedem 50 lances sem captura de peças ou movimento de peão. Essa contagem dos lances pode ser iniciada a qualquer momento da partida, mas, sempre que houver captura de peças ou movimento de peão, a contagem dos lances volta para o inicio.