• Matéria: Sociologia
  • Autor: luizaaraujoo077
  • Perguntado 6 anos atrás

Fale sobre a mercantilização da vida​

Respostas

respondido por: igorsilvamiranda77
3

Resposta:

O cisco no olho é a melhor lente de aumento”, escrevia provocativamente o filósofo frankfurtiano Theodor Adorno, em seu clássico Minima Moralia, que se dedicava à crítica do sistema capitalista a partir da estadia do filósofo nos Estados Unidos, consagrando as bases de seu pensamento junto a Horkheimer que, em síntese, dizia que a dominação capitalista saiu das fábricas e adentrou aos corpos e mentes das pessoas .

O cisco no olho incomoda, nos irrita a vista e nos impede de ver da mesma forma. A crítica às distintas formas ideológicas da dominação capitalista e, sobretudo, o lugar da indústria cultural nesse processo foram parte dos principais temas de Adorno e Horkheimer. Mais do que ideias de um período passado, o que é interessante notar é que algumas das tendências ou insights que esses pensadores tiveram sobre a dominação capitalista, ao contrário de arrefecerem, parecem ter ganhado ainda mais intensidade e força nas últimas décadas .

Isso porque o auge do discurso neoliberal que afirmará altivamente na década de 1990 a estabilidade inquestionável do capitalismo como modo de produção teve entre as suas consequências ideológicas a tentativa de enterrar os melhores valores proclamados pelo comunismo no passado: a ideia ousada de Karl Marx de constituir uma sociedade sem explorados nem exploradores, de “produtores livremente associados”, sem divisão intelectual e manual do trabalho e, nesse sentido, uma sociedade onde a personalidade humana se desenvolveria sem fronteiras, não em oposição, mais em fraternidade e harmonia com os outros indivíduos e toda a humanidade.

Perguntas similares