Respostas
Resposta:
1. MUITO ATIVO: aquele que cumpriu as recomendações de atividade vigorosa por cinco ou mais dias/semana e 30 ou mais minutos por sessão; atividade vigorosa por três ou mais dias/semana e 20 ou mais minutos por sessão, mais atividades moderadas e/ou caminhada por cinco ou mais dias/semana e por 30 ou mais minutos por sessão.
2. Ativo: aquele que cumpriu as recomendações de atividades vigorosas por três ou mais dias/semana e por 20 ou mais minutos por sessão; ou atividades moderadas ou caminhada por cinco ou mais dias/semana e por 30 ou mais minutos por sessão; ou qualquer atividade somada: 5 ou mais dias/semana e 150 ou mais minutos/semana (caminhada + moderada + vigorosa).
3. Irregularmente ativo: aquele que realiza atividade física em quantidade insuficiente para ser classificado como ativo, pois não cumpre as recomendações quanto à freqüência ou duração. Para realizar essa classificação soma-se a freqüência e a duração dos diferentes tipos de atividades (caminhada + moderada + vigorosa). Esse grupo foi dividido em dois sub-grupos de acordo com o cumprimento ou não de alguns dos critérios de recomendação:
3.1. Irregularmente Ativo A: aquele que atinge pelo menos um dos critérios da recomendação quanto à freqüência ou quanto à duração da atividade: Freqüência: 5 dias/semana ou Duração: 150 min/semana.
3.2. Irregularmente Ativo B: aquele que não atingiu nenhum dos critérios da recomendação quanto à freqüência nem quanto à duração.
4. Sedentário: aquele que não realizou nenhuma atividade física por pelo menos 10 minutos contínuos durante a semana.
Explicação: