Aplicando o Teorema de Stevin e a Experiência de Torricelli, considere um tubo em U com as extremidades abertas. Considere as afirmativas abaixo sobre a pressão no ponto A: i) P(A) = d(I).g.h + Patm ii) P(A) = d(I).g.h iii) P(A) = d(II).g.2h + Patm iv) P(A) = d(II).g.h Assinale a alternativa correta: Alternativas Alternativa 1: Está correta somente a alternativa i. Alternativa 2: Está correta somente a alternativa ii. Alternativa 3: Está correta somente a alternativa iii. Alternativa 4: Estão corretas as alternativas ii e iv. Alternativa 5: Estão corretas as alternativas i e iii.
Respostas
Resposta:
i) P(A) = d(I).g.h + Patm
iii) P(A) = d(II).g.2h + Patm
Explicação:
A pressão é dada por:
Pa = d*g*h + Patm (como os tubos estão abertos, tem a pressão atm incidindo)
--> Considerando que a mistura dos líquidos não é homogenia e a ponto A está na mesma altura da junção dos líquidos, (vou chamar de ponto B a linha de junção dos líquidos)
Pa = Pb
entao temos:
Pa = d1 * g * h + Patm --> Pressão no Ponto A
como Pa = Pb
Pa = Pb = d2 * g * 2h + Patm --> Pressão no ponto B, que é igual ao ponto A
referencia q disse no outro exercício
perceba que ele coloca a pressao em P(C) como sendo a coluna mais a pressao atm do lado direito e no outro lado p que é uma pressao do lado esquerdo elas estao em equilibrio por isso para o ponto ele considera a pressao do liquido mais a pressao que esta fora do liquido, mais umas linhas ele calcula a diferença de pressao onde a parte em z é cancelada e ele obtem p manipulando P(C). No Halliday ele mostra a distinção de pressao no ponto e a diferença de pressao entre dois pontos