Respostas
Resposta:
As plantas epífitas (epi = em cima; fito = planta) são aquelas que vivem sobre outras plantas sem que ocorra parasitismo. Nessa relação, a epífita utiliza o outro vegetal apenas como suporte (forófito), não retirando nenhum nutriente e, consequentemente, não causando nenhum prejuízo à espécie.
Estima-se que as plantas epífitas representem cerca de 10% da quantidade total de plantas vasculares existentes no planeta. Isso significa que existem, em média, 29000 espécies de plantas com esse peculiar hábito de vida. Esses vegetais são encontrados principalmente em florestas tropicais úmidas e quase não possuem representantes em locais com temperaturas muito baixas.
A grande maioria das plantas epífitas está classificada no grupo das monocotiledôneas, no qual encontramos representantes na família Orchidaceae (orquídeas) e Bromeliaceae (bromélias). Além das angiospermas, algumas pteridófitas, como samambaias, também são epífitas.
O epifitismo é uma relação de extrema importância para a planta e constitui um tipo de comensalismo, ou seja, uma relação interespecífica em que um organismo é beneficiado, e o outro não sofre prejuízos. A planta epífita, ao utilizar outra planta como apoio, consegue ter acesso à maior luminosidade e, consequentemente, realiza fotossíntese de maneira mais eficaz
Explicação: