Respostas
Resposta:
Colônias de exploração:
Com a descoberta do “novo mundo” seguida das grandes navegações, os europeus com o apoio do catolicismo e protestantismo, aproveitaram a oportunidade para explorar esses territórios. Após a posse dessas terras, elas ficaram conhecidas como colônias de exploração.
O principal objetivo dessa exploração era estabelecer a extração de recursos naturais para manter um mercado lucrativo e favorável. O monopólio comercial era o método mais utilizado pelos colonizadores para estes se conservarem no poder, uma vez que todo o lucro da extração de metais preciosos e a produção agrícola das colônias, era exclusivamente destes europeus que a exploravam.
Povoamento:
Os conceitos de colonização de povoamento, colonialismo de ocupação ou colônia de povoamento é o termo que se menciona para explicar o processo de formação colonial promovida por um estado maior. Neste caso os colonizadores eram ocidentais e tinham o objetivo de estabelecer uma sociedade e um modo de vida fundamentado na agricultura para a produção de bens alimentícios essenciais, extração de minério e comercialização desses componentes.
No início da idade moderna os europeus chegaram à conclusão que para dominar efetivamente e proteger os territórios conquistados, não bastava somente explorá-los, era necessário ocupá-los. Essa estratégia vigente nesta época surgiu como uma maneira de conter os nativos e defender a região de outros invasores, no caso, os rivais também designados de colonizadores.
Explicação: