Respostas
Explicação:
Uma república de mais de 44 milhões de pessoas, com uma economia fragilizada, mas com enorme potencial e um território de mais de 600 000 quilômetros quadrados (área maior que a da França, o maior país da União Europeia) está sendo alvo de uma queda de braço entre UE e Rússia. Enquanto os europeus têm interesse em expandir suas fronteiras para o leste e isolar a Rússia, Moscou quer aumentar sua zona de influência e aproximar-se da UE para confrontá-la. E no meio do caminho tinha uma Ucrânia.
Muito novo – a Ucrânia independente tem apenas 23 anos – o país é para a UE a porta de entrada do Oriente, e para a Rússia, a porta de saída para o Ocidente. Enquanto a UE tenta abrir a porta, para a Rússia o importante é fechá-la. Por sua posição estratégica, tamanho e potencial, o país é alvo de cobiça dos europeus, mas ainda vive sob a sombra da Rússia – que tem ligações umbilicais com Kiev.
Questões históricas, culturais e econômicas ligam a Ucrânia ao país de Vladimir Putin, mas a população que tem protestado nas ruas vê motivos mais fortes para se inclinar para o outro lado. Os manifestantes apreciam os benefícios oferecidos pelo Ocidente, principalmente os jovens, estudantes e profissionais da classe média, como explica o professor Evert Vedung, especialista em União Europeia e professor emérito de ciência política da Universidade de Uppsala, na Suécia. “Eles parecem preferir a democracia ocidental ao autoritarismo russo porque o tratado com a Rússia não contém quaisquer requisitos democráticos nem defende um sistema jurídico com menos corrupção e mais direitos humanos”. No papel, tudo parecia estar muito bem encaminhado. Na prática, como diria Garrincha, ‘faltou combinar com os Russos’
A Ucrânia deseja se unir a União Europeia, por que fazer parte desse bloco apresenta inúmeras vantagens econômicas e sociais para a população, facilita o comércio e ajuda o país a se desenvolver, por essas razões a Ucrânia deseja fazer parte da União Europeia.
O que é a União Europeia:
A União Europeia e o maior bloco Econômico mundial, atualmente é composto por 27 países, estima-se que a população dos países que fazem parte do bloco seja de aproximadamente 500 milhões de habitantes, o que corresponde a algo em torno de 7% da população mundial.
Vantagens de participação:
- Adesão a uma moeda forte (Euro)
- Cadeiras em órgãos importantes como o Parlamento Europeu, Conselho Europeu, Banco Central Europeu e a comissão europeia
- Possibilidade da população migrar entre os países membros sem precisar de passaporte
- Facilidade para realizar comércio com os países do bloco.
Leia mais sobre a União Europeia em: https://brainly.com.br/tarefa/2183080