• Matéria: História
  • Autor: lumasa130507
  • Perguntado 6 anos atrás

Renascimento Cultural

Defina o que é Renascimento e qual sua importância para o fim do período feudal?

Respostas

respondido por: thaisa6lutz
2

Resposta:O Renascimento foi um importante movimento de ordem artística, cultural e científica que se deflagrou na passagem da Idade Média para a Moderna.

Explicação:

A razão, de acordo com o pensamento da Renascença, era uma manifestação do espírito humano que colocava o indivíduo mais próximo de Deus. Ao exercer sua capacidade de questionar o mundo, o homem simplesmente dava vazão a um dom concedido por Deus (neoplatonismo). Outro aspecto fundamental das obras renascentistas era o privilégio dado às ações humanas, ou humanismo. Tal característica representava-se na reprodução de situações do cotidiano e na rigorosa reprodução dos traços e formas humanas (naturalismo). Esse aspecto humanista inspirava-se em outro ponto-chave do Renascimento: o elogio às concepções artísticas da Antiguidade Clássica ou Classicismo.


lumasa130507: Explique as conceitos de racionalismo, naturalismo e universalismo, percebidos durante o renascimento.
thaisa6lutz: As características do Renascimento marcaram o movimento renascentista na Itália, no início do século XV. As principais características foram o humanismo, o antropocentrismo, o individualismo, o universalismo, o racionalismo, o cientificismo e a valorização da Antiguidade Clássica.
lumasa130507: essa eh imensa:
lumasa130507: Analise a citação a seguir: “O movimento renascentista envolveu uma nova sociedade e, portanto, novas relações sociais em seu cotidiano”. Quais as mudanças que a sociedade europeia apresentou a partir do renascimento? Justifique sua resposta. *
thaisa6lutz: O movimento renascentista envolveu uma nova sociedade e, portanto novas relações sociais em seu cotidiano. A vida urbana passou a implicar um novo comportamento, pois o trabalho, a diversão, o tipo de moradia, os encontros nas ruas, implicavam por si só um novo comportamento dos homens. Isso significa que o Renascimento não foi um movimento de alguns artistas, mas uma nova concepção de vida adotada por uma parcela da sociedade, e que será exaltada e difundida nas obras de arte.
lumasa130507: Obg!!!!! Como a mudança do eixo econômico do Mediterrâneo para o Atlântico determinou a decadência italiana? Por qual motivo essa decadência impulsionou o desenvolvimento dos demais países, promovendo reflexos na produção cultural?
thaisa6lutz: A expansão marítima europeia, processo histórico ocorrido entre os séculos XV e XVII, contribuiu para que a Europa superasse a crise dos séculos XIV e XV.
Através das Grandes Navegações há uma expansão das atividades comerciais, contribuindo para o processo de acumulação de capitais na Europa.
thaisa6lutz: O contato comercial entre todas as partes do mundo (Europa, Ásia, África e América ) torna possível uma história em escala mundial, favorecendo uma ampliação dos conhecimentos geográficos e o contato entre culturas diferentes.

Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/29013491#readmore
thaisa6lutz: eu vou dormir boa noite espero ter ajudado
lumasa130507: ajudou mt, obg
respondido por: DanielNuness
0

Resposta:

O Renascimento foi, ao mesmo tempo, um período histórico e um movimento cultural, intelectual e artístico surgido na Itália.

Explicação:

Durante o Renascimento houve um grande desenvolvimento naval, comercial e urbano, o que resultou em um significativo crescimento econômico, que deu origem a uma nova classe social, a burguesia. Um grande exemplo são os quadros de Michelangelo ou mesmo os projetos de Leonardo Da Vinci.

Perguntas similares