O mito da criação é uma maneira que os gregos encontraram de explicar o mundo, como ele surgir e suas inter-relações. Diversas outras culturas procuram da mesma forma encontrar respostas para estes questionamentos. Descreva o mito da criação em outra cultura diferente da grega.
Respostas
Existiram diferentes mitos de criação ao longo da história egípcia. Esses mitos não podem ser encarados como formas contraditórias.
Os egípcios diziam que no início do mundo nada existia além de um enorme oceano chamado Nun. Desse oceano surgiu Atum (a forma como ele surgiu varia de um mito para outro), que imediatamente fez Shu, deusa do ar, e Tefnut, o deus da umidade. Eles, por sua vez, fizeram Geb, deus da terra, e Nut, a deusa do céu. Geb e Nut eram os pais de Osíris, Set, Ísis e Néftis.
Para os egípcios, o nascimento do mundo está estritamente ligado ao que eles têm diante dos olhos todos os dias: o vale do nilo. O Nun, oceano primitivo do qual emergiu a terra, lembra o rio Nilo no momento de sua cheia anual. Isso se dá ao fato de total importância do rio Nilo em toda a história do Egito antigo.