• Matéria: História
  • Autor: samandbrasil20
  • Perguntado 6 anos atrás

Comente sobre o projeto econômico de JK conhecido como 50 anos em 5:

Respostas

respondido por: DPC23
3

Resposta:

Explicação: 50 anos em 5

Juscelino Kubitschek assumiu a presidência do Brasil no ano de 1956 e, para que a sua ambiciosa estratégia de crescimento funcionasse, tinha como objetivo desenvolver economicamente o país, priorizando o processo de industrialização. Dessa forma, traçou o seu Plano de Metas.

Os investimentos seriam direcionados a diversos setores. A maioria dos recursos foi destinada à energia (fornecimento) e transportes – construção e ampliação de estradas e impulso da indústria automobilística. Mas ainda houveram repasses para a área de alimentação e para as indústrias de base. Entretanto, para que tudo isso acontecesse, o então presidente determinou que o Estado deveria intervir na economia e, dessa forma, abriu as portas para o capital estrangeiro (nacional-desenvolvimentismo).

Além da fundação de Brasília (21 de abril de 1960), outros pontos importantes do governo JK foram: a Indústria Automobilística (GEIA), a Indústria de Construção Naval (GEICON) e a Sudene (Superintendência de desenvolvimento do Nordeste).

Apesar das medidas de JK terem intensificado a industrialização brasileira e aumentado o PIB (Produto Interno Bruto), foram elas que deram início a dívida externa do país – tanto que o PIB anual de 7% não era maior que inflação da dívida externa.

Perguntas similares