qual é o outro dispositivo de segurança que existe nos automóveis e seu funcionamento é explicado pelo princípio da inércia?
Respostas
Resposta:
Quando um carro freia bruscamente e nosso corpo é jogado para frente, a lei da inércia entra em ação. Por isso, o uso do cinto de segurança é essencial para garantir a integridade dos passageiros. O professor de física Bruno Veríssimo explica como atua essa força na reportagem exibida nesta sexta (10) pelo Projeto Educação.
Inércia é a propriedade dos corpos de resistir a mudanças de velocidade. "Se um corpo está parado, ele persiste nesse estado de repouso até que alguma força atue sobre ele. No caso de ele estar em movimento, ele tende a persistir nesse estado de movimento retilíneo e uniforme até que outra força atue sobre ele, fazendo com que a velocidade dele varie novamente", diz o professor.
Numa mesa de jogos em que os participantes precisam rebater um disco de metal para o lado oposto, por exemplo, é necessário aplicar uma força sobre o disco para que ele se movimente. "Esse corpo está em repouso em relação à mesa e em relação ao chão. Eu vou dar um pequeno empurrão e esse pequeno empurrão fez com que ele variasse da velocidade zero para uma velocidade diferente de zero", detalha Veríssimo.
No caso de uma colisão com um carro, a velocidade é alterada rapidamente. Para proteger os passageiros, vários acessórios de segurança estão presentes na maioria dos veículos, como o airbag.
Mesmo ajudando a salvar vidas no caso de acidentes, nenhum acessório substitui o cinto de segurança. "Se eu tiver com cinto de segurança, mas alguém no banco de trás estiver sem o cinto, no momento da frenagem, ele vai ser lançado em relação ao carro com a velocidade que o carro tinha no instante imediatamente antes do momento da frenagem", explica o docente.