Respostas
Resposta:
O citoplasma das células eucariontes e procariontes é preenchido por uma matriz viscosa e semitransparente, o hialoplasma ou citosol.
No hialoplasma encontram-se moléculas e organelas celulares.
O conjunto formado pelo hialoplasma e organelas celulares constitui o citoplasma das células.
O citosol encontra-se em contínuo movimento, impulsionado pela contração rítmica de certos fios de proteínas presentes no citoplasma.
As organelas celulares são como pequenos órgãos que realizam as atividades celulares essenciais para as células.
São estruturas compostas pelas membranas internas, com formas e funções diferentes, sendo as principais: os retículos endoplasmáticos lisos e rugosos, o aparelho de Golgi e as mitocôndrias. Nas células vegetais há também organelas específicas os cloroplastos.
Resposta:
Explicação:
Também conhecido como citosol, o hialoplasma é um líquido presente no interior das células dos seres vivos. É a parte solúvel do citoplasma.
Principais características:
- Nas áreas periféricas do citoplasma, apresenta-se como uma matéria coloidal (espécie de gel viscoso). Já na parte interna (endoplasma), o hialoplasma apresenta uma consistência mais fluída;
- É composto por água, sais minerais, proteínas, açúcares e aminoácidos livres;
- Corresponde a cerca de 50% do volume da célula.
Funções do hialoplasma
- O hialoplasma (citosol) é responsável por grande parte das reações químicas do metabolismo celular. É no hialoplasma que ocorre a glicólise e a biossíntese de açúcares.
- É no hialoplasma que ocorre a produção, através de reações químicas, de moléculas que formam as estruturas celulares.
- É no hialoplasma que ocorre o armazenamento de substâncias de reserva usadas pelas células.
As organelas celulares são pequenas estruturas que estão localizadas no citosol da célula. Elas são as responsáveis por realizar diversas funções para garantir o funcionamento celular.
Entre as funções que as organelas têm estão a síntese e transporte de proteínas, a digestão celular, a quebra de moléculas complexas, produção de energia, entre outras.
Todas as organelas são revestidas por membrana plasmática e algumas delas possuem dupla membrana. Essas membranas conferem forma e funções específicas para as organelas.