3. (UEA - 2017) Leia o trecho de Quincas Borba, de Machado de Assis: 10 pts
E enquanto uma chora, outra ri; é a lei do mundo, meu rico senhor; é a perfeição universal. Tudo chorando seria monótono, tudo rindo cansativo; mas uma boa distribuição de lágrimas e polcas1, soluços e sarabandas2, acaba por trazer à alma do mundo a variedade necessária, e faz-se o equilíbrio da vida.
(Quincas Borba, 1992.)
1 polca: tipo de dança.
2 sarabanda: tipo de dança. De acordo com o narrador,
a) os erros do passado não afetam o presente.
b) a existência é marcada por antagonismos.
c) a sabedoria está em perseguir a felicidade.
d) cada instante vivido deve ser festejado.
e) os momentos felizes são mais raros que os tristes.
Respostas
Resposta: B) A existência é marcada por antagonismos
Explicação: O antagonismo é tudo aquilo que dá ideia de oposto. Podemos ter certeza de nossa resposta no trecho que Machado de Assis diz:(...)é a perfeição universal. Tudo chorando seria monótono, tudo rindo cansativo;(...). Nisto ele dá ideia de que deve haver um oposto para o equilíbrio da existência.
Interpretando um texto
Na obra Quincas Borba, do autor Machado de Assis, podemos ver um dos alicerces apresentados é que a existência, enquanto vida, é marcada pela dualidade e pelos antagonismos, assim como está sendo expresso pela alternativa B.
No trecho em questão apresentado, podemos ver o autor abordando isso ao opor a alegria e a tristeza em seus exemplos, tal como quando diz que quando uma chora, a outra ri, para elucidar o seu argumento sobre o equilíbrio da vida. Sem a tristeza, a felicidade seria irreconhecível, e vice-versa.
Saiba mais sobre interpretação textual em:
https://brainly.com.br/tarefa/20529241