• Matéria: História
  • Autor: maisamaoliveira
  • Perguntado 6 anos atrás

Quem participava do processo de leitura e escrita dos povos maias?

Respostas

respondido por: lenabeatriz15
27

Resposta:Entre todos os sistemas de escrita existentes na Mesoamérica, segundo alguns especialistas, a escrita maia é considerada uma das mais desenvolvidas. Esse sistema de escrita, de fato, foi fruto do intercâmbio cultural estabelecido com a civilização olmeca, que anteriormente ocupou a região mexicana entre os anos de 1500 e 400 a.C.. Desprovido de um sistema alfabético, a escrita maia contava com um extenso conjunto de caracteres que representavam sons ou símbolos.

Os pesquisadores ainda não foram capazes de decifrar integralmente os códigos usados pelos maias. Somente com o auxílio de computadores é que, recentemente, cerca da metade dos caracteres foram traduzidos. Toda essa dificuldade é proveniente da falta de um padrão simplificado onde um glifo representa um único som ou letra. A escrita dos maias adota o uso de um mesmo caractere para representar dois ou mais símbolos e sons. Ao mesmo tempo, um mesmo conceito poderia ser representado por caracteres completamente diferentes.

Além de constituir uma forma de comunicação entre os maias, a escrita também tinha uma vinculação religiosa. Os maias acreditavam que a escrita era um presente dos deuses e, por isso, deveria ser ensinada a uma parcela privilegiada da população. De maneira geral, utilizavam diferentes materiais para o registro de alguma informação. Pedras, madeira, papel e cerâmica eram os materiais mais recorrentes. Além disso, os maias também fabricavam livros e códices confeccionados a partir de fibra vegetal, resina e cal.

De forma geral, os documentos maias privilegiavam o registro dos fatos cotidianos do povo. Uma importante função da escrita era o registro do tempo, pelo qual eram regulamentados os períodos de celebração religiosa. Outros escritos contavam do desenvolvimento de novos conhecimentos e rituais religiosos. Infelizmente, boa parte desse material foi perdido com o processo de dominação espanhola. O bispo Diego Landa, em 1566, esforçou-se para traduzir alguns documentos com a ajuda dos índios catequizados.

ESPERO TER AJUDADO


maisamaoliveira: Então,resumindo,quem que participava,eu li o texto mas não entendi quem realmente participava,se você puder me responder,ficarei muito grata
alencarpauli: Então eu acho q é o bispo Diego manda
alencarpauli: Landa*
respondido por: thiiagomoura
5

O processo de leitura e escrita dos maias era feito principalmente por esses três grupos: sacerdotes, nobres e mercadores.

Qual foi o processo de escrita maia?

  • Os maias foram uma das primeiras culturas a desenvolver uma linguagem escrita. Eles desenvolveram seu processo de escrita em pelo menos duas etapas;
  • A primeira etapa consistiu em representar a linguagem falada com figuras, ou hieróglifos, e a segunda etapa representou a língua falada com uma combinação de figuras e glifos fonéticos.

Em suma, o processo de leitura e escrita dos povos maias era feito principalmente pelas elites.

Saiba mais sobre o processo de leitura dos povos maias em: https://brainly.com.br/tarefa/31112163

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares