Respostas
Resposta:
O Historicismo é um conceito filosófico introduzidos por Wilhelm Dilthey no final do século XIX e início do século XX.
Esse novo conceito diferenciava as ciências humanas das naturais. Segundo Dilthey, as ciências humanas podem ser classificadas como ciências do espírito e cultura, e não podem seguir a mesma metodologia científica das ciências naturais.
No Historicismo, o modelo de análise das ciências humanas deve levar em conta fatores históricos como política, sociedade, religião, arte, economia, que contribuem para as particularidades do desenvolvimento da humanidade.
Explicação:
Diversos fatores, acumulados desde o século XIX, contribuíram para o desenrolar da primeira guerra mundial. Entre esses fatores estavam em foco principalmente aqueles no que tange a respeito a partilha de terras na África e na Ásia. Os principais países que se sentiram prejudicados pela partilha foram Alemanha e a Itália, que acabaram por receber poucos territórios e os piores em termos de riqueza em matéria prima.
Nesse clima de avanço e desenvolvimento do sistema capitalista, onde a busca por mercado e matéria prima moviam as políticas internacionais do momento, o desagrado com a partilha dos territórios começam a despertar um sentimento de revanche/reivindicação. Além disso os ideais pangermânicos estavam em alta, e a "vontade" de união dos povos de origem germânica em um só país estava preocupando os países europeus. Em meio a tantos problemas de ordem diplomática, o clima ficava tenso e um conflito de grandes proporções era iminente. O estopim finalmente aconteceu em 28 de junho de 1914, quando o príncipe do império austro-húngaro foi assassinado, se se descobriu que o culpado era um jovem sérvio, de um grupo radical que era contrário a influência austríaca na região balcânica. Com isso o império austro-húngaro declarou guerra a Sérvia. Devido as diversas alianças militares que estavam sendo formadas desde o fim do século XIX, por medo da explosão de um grande conflito, isso acabou desembocando em um conflito de grandes proporções, que afetou fisicamente toda a Europa e teve reflexos em todo o mundo, conflito esse que ficou conhecido como "primeira guerra mundial".