O movimento negro no Brasil existe desde a época da Colônia, porém seus avanços reais, constituídos em políticas públicas, só começaram a surgir a partir dos anos 1990. Sobre suas ações, é INCORRETO afirmar que: *
Respostas
Você esqueceu as alternativas:
Sobre as bandeiras, ações afirmativas e conquistas deste movimento, é incorreto afirmar que:
a) tornaram possível a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura afro-brasileira nas escolas de ensino fundamental e médio.
b) pretendem contribuir para diminuir a distância socioeconômica entre negros e brancos no Brasil e um dos mecanismos para que isso ocorra é a instituição de cotas para negros na universidade.
c) relacionam-se a um movimento de políticas de identidade étnico-racial que denuncia a democracia racial brasileira como um mito.
d) pretendem indenizar economicamente os descendentes de escravos negros no Brasil.
Agora podemos.
A alternativa D está correta.
O movimento negro busca melhores condições para sua parcela na sociedade, além de combater o preconceito que existe desde o período colonial.
Para entender o racismo precisamos saber o conceito de etnocentrismo, neste caso, ele surge como a valorização de uma cultura acima de outras, ou seja, quando os indivíduos de determinado grupo afirmam serem melhores que outros por algum aspecto, como aplicado no enunciado a etnia.
Por isso, uma série de medidas devem ser tomadas como cotas não só para os exclusivamente negros mas os indivíduos de baixa renda, que moram em favelas e morros, que na maioria das vezes são filhos de pais ou mães negras e miscigenados, por isso, essa questão é tratada com delicadeza, além do combate as impunidades do estado.